Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Retaliação

Publicado em 11/10/2022 às 02:00.

Existe preocupação de lideranças de Minas em relação ao futuro do Estado, baseada no resultado das eleições. Muitos acreditam que no caso da vitória de Lula (PT), Minas pode ser retaliada pelo fato de Romeu Zema (Novo), ter declarado apoio a Bolsonaro (PL) e criticado o PT. Tal possibilidade existe, mas não quero acreditar que chegaria a tal nível, até mesmo em respeito aos eleitores.
 
Ameaça velada
Durante sua passagem por Minas, Lula foi infeliz ao ameaçar Zema, dizendo que ele é livre para apoiar quem quiser, mas que tome cuidado com o que fala. Foi mais longe ao dizer que o governador reeleito terá problema de remorso e que, no futuro, poderá se arrepender. Deixa a entender que, se eleito, fará retaliação ao Estado. A fala ameaçadora poderá ter reflexo negativo em sua campanha em Minas. Tais palavras merecem reparação.
 
Promessa para Alexandre
A informação colhida junto a integrante da cúpula do PT dá conta de que Lula fez o compromisso de aproveitar Alexandre Silveira em seu ministério, em caso de vitória. Ele continua ornamentando o palanque do petista. Não precisa ter bola de cristal para afirmar que, nos bastidores, a promessa tem o aval do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (União Brasil) que, apesar de não ter declarado, é eleitor do ex-presidente e padrinho político de Silveira.
 
Rodrigo Pacheco
O União Brasil liberou o partido nos Estados para definirem pelo apoio a candidatura de Lula ou Bolsonaro. Em Minas, apoia a reeleição do atual presidente. A este respeito, chama a atenção o fato de Rodrigo Pacheco não ter se manifestado, mesmo o povo mineiro sabendo sua posição. Não tenho dúvidas de que, futuramente, pagará um preço muito alto pela omissão.
 
Manifestando apoio
A informação que chega à coluna é de que o presidente da Amams, Nilson Bispo de Sá, não só vai declarar, oficialmente, posicionamento em relação à disputa presidencial, como também mobilizará prefeitos da região. A este respeito, o presidente do Cimams, Valmir Morais de Sá, já manifestou. Independentemente de lado, é importante.
 
Se posicionando
Entre os candidatos na proporcional do Norte de Minas, todos ligados à esquerda manifestaram apoio a Lula. No campo da direita e centro, apenas o deputado Arlen Santiago (Avante) fez declaração pública. Neste 2º turno, o deputado Marcelo Freitas, presidente do União Brasil, foi a público declarar apoio à reeleição de Bolsonaro. O certo é que todos deveriam se posicionar. Em relação aos prefeitos, as manifestações começam a aparecer, a exemplo de Zé Aparecido (Janaúba), Mário Osvaldo (Francisco Sá), Tampinha (Curral de Dentro) e outros. Por questão de justiça vale ressaltar que o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, se posicionou desde o primeiro momento.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por