Se as eleições fossem hoje, analiso que os atuais deputados, legitimamente eleitos pelo Norte de Minas, não teriam dificuldades em renovar o mandato. Em rápido levantamento em relação a situação de cada um dos parlamentares norte mineiros, o único que não consegui fazer uma leitura de sua situação junto aos municípios da região foi o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT). A dificuldade é pelo fato de que somente em dezembro é que conseguiu ocupar a vaga deixada por Alencar da Silveira, que foi para o TCE-MG. Neste caso é preciso saber como anda o trabalho de recuperação dos espaços.
Anúncio oficial
A informação de bastidores, que ainda não foi possível confirmar com a fonte, dá conta de que o deputado Tadeuzinho Leite, presidente da Assembleia Legislativa, está agendando para o início de março reunião com apoiadores, em especial prefeitos, para falar do seu futuro político. Que existe uma costura em curso onde já está definido o caminho que tomará é fato. Na prática deve anunciar a decisão de não renovar o mandato de deputado estadual e anunciar o que pretende e qual grupo político deve acompanhar.
Carreira solo
Tem candidato a deputado estadual de primeira viagem no Norte de Minas que tem tomado decisão ouvindo o próprio umbigo, ou escutando pessoas que não viveram e não vivem o dia-a-dia do processo eleitoral. O resultado é que vem conversando com muita gente e não finalizando com ninguém de expressão eleitoral. Aliás, estão comprando ideias de pessoas que navegam nas redes sociais dando palpite sobre o processo eleitoral sem ao menos viver ou ter vivido a experiência na prática.
Marketing política
Para aqueles que estão dispostos a disputarem a eleição deste ano, principalmente os "marinheiros de primeira viagem" é importante levar em consideração alguns aspectos. Primeiro que o coordenador da campanha não seja ninguém da família, para não correr o risco de colocar a emoção à frente da razão. Outro aspecto é que é importante ter alguém da área de marketing política. Se for contratar uma agência, ou profissional fora da região é preciso que este seja alimentado com informações de que vive o dia-a-dia do Norte de Minas. Vale ressaltar que existem muitos leigos que conhecem a fundo o processo político e eleitoral e não são marqueteiros de formação.
Rede Social
Tenho assistido pré-candidatos na região apostando toda comunicação de sua campanha em pessoas que navegam bem nas redes sociais. Essas pessoas são importantes na disseminação e viralização de propostas. Entretanto, tem que ter alguém de conhecimento de campanha e marketing politica capaz de orientar tanto a pessoa como o candidato. Vale lembrar que as redes sociais de um modo geral criam bolhas com grupos restritos de que divulgam. É preciso conhecer "todas as tribos" que o candidato frequenta e tem interesse para direcionar as mensagens e saber o teor das postagens.
