Muitos prefeitos do Norte de Minas, bem como de outras regiões do Estado, continuam sonhando com a liberação de recursos para seus municípios oriundos do acordo relacionado à tragédia de Mariana. A este respeito, o procurador Geral do Estado, Jarbas Soares, em recente reunião na Amams, acabou jogando “um balde água fria” nos prefeitos, afirmando que o acordo com o Governo Federal não avança. Aliás, as questões ambientais quando são levadas para esfera federal de fato não acontecem. Particularmente, continuo alimentando o pensamento de que tais recursos poderão ser liberados, mas “Deus sabe lá quando”.
Ponte em Manga
A informação que chega à coluna é de que até o final desta semana, o governador Zema (Novo) assinará a ordem para realização de licitação para construção da ponte sobre o Rio São Francisco entre os municípios de Manga e Matias Cardoso. Os recursos são oriundos de acordo relacionado ao acordo judicial com a Vale e refere-se à tragédia de Brumadinho.
PDT
Apesar de nos últimos anos o PDT em Minas Gerais ter tomando caminho próprio nas disputas eleitorais, o fato da direção nacional da agremiação ser a responsável pela ação no TSE em que pede a inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro (PL), poderá ser explorado nos municípios em que os candidatos do partido for aliado da direita. Vale lembrar que o partido busca federação justamente com partidos de esquerda, que são aliados ao Governo do presidente Lula (PT). Aliás, o PDT em Montes Claros, garante que lançará candidatura própria à prefeitura e conta com o aval do presidente da agremiação em Minas, deputado Mário Heringer. É que, como faz parte da bancada federal do Governo Lula (PT), não está descartada pressão para que o partido caminhe no município com a candidatura petista, que deve ser a deputada Leninha ou o deputado Paulo Guedes, como candidato na majoritária.
Credinor
O Sicoob Credinor está anunciando que espera liberar R$ 130 milhões em negócios na Expomontes 2023, que começa neste final de semana em Montes Claros. O montante a ser disponibilizado é 550% superior ao desembolsado na edição de 2022. O presidente da Sicoob, Dario Colares, comentou que em 2024 a cooperativa de crédito também fará repasse dos recursos do FNE. Trata-se de um sonho dos produtores rurais operar com o Fundo. A exposição é uma realização da Sociedade Rural.
Mudando de partidos
A vereadora Julinha, que foi eleita pelo Podemos, informou a coluna que deve mudar de agremiação na disputa eleitoral de 2024. A princípio não decidiu qual caminho seguir, mas deixou claro que tem caminho aberto tanto na estrada da esquerda quanto da direita no município. Quanto a decisão, deixou claro que somente ocorrerá quando da abertura da janela de transferência