Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Queda no FPM

Publicado em 20/01/2023 às 02:00.

Informação passada por prefeitos do Norte de Minas dão conta de que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do último dia 10 foi menor que o do mês passado. Caso persista, será um péssimo sinal. Diante das incertezas, os prefeitos estão preferindo “pisar nos freios” e esperar a reação do mercado.
 
Salve o Dnocs
Há alguns anos temos denunciado a situação precária do escritório do Dnocs em Montes Claros, onde sequer a população conhece os responsáveis pela direção. Nos últimos anos, o órgão praticamente concentrou o trabalho na distribuição de canos e caixas d’água. A informação que chega à coluna é que o órgão local conta apenas com cinco funcionários efetivos – com tempo suficiente para aposentadoria.
 
Negociando cargos
Que os cargos do Governo Federal estão sendo negociados com vistas às eleições da Câmara e do Senado, ninguém tem dúvidas. Assessor de deputado federal ligado ao grupo do presidente Lula (PT) informou que somente no próximo mês será definido quem indicará nomes dos ocupantes dos órgãos na região – Codevasf, Dnocs e outros.
 
Sucessão em Espinosa
Pelo andar da carruagem, Espinosa é um dos primeiros municípios na região a se movimentar visando as eleições de 2024. O nome cotado para ser apresentado pelo grupo do prefeito Mílton Barbosa (PT) é o do chefe de gabinete, Marcelo Fernandes. Além do bom relacionamento com os eleitores, tem a confiança do chefe do executivo.
 
Polícias militares
A coluna traz a informação de que ainda haverá movimentação dentro da estrutura da Polícia Militar. No caso específico da região, está praticamente definido que o major Alckmin será confirmado como subcomandante do 50º Batalhão, com sede em Montes Claros. Ele substituirá o tenente-coronel Ribeiro que, após ter sido promovido, foi designado para comandar o Batalhão de Januária.
 
Moacyr Basso
Durante visita a Montes Claros do vice-governador, professor Mateus Simões, o presidente da Sociedade Rural, Moacyr Basso, foi enfático ao mostrar preocupação com declarações de setores do Governo Federal em relação à classe produtiva. Afirmou que estão tentando marginalizar quem produz e que é responsável por “colocar comida na mesa do brasileiro”.
 
Barragens na região
Mostrando conhecimento dos problemas do Estado, em especial do Norte de Minas, o vice-governador Mateus Simões comentou sobre as necessidades urgentes de prosseguir com os projetos de construção de barragens e barraginhas. Citou o caso da barragem de Berizal, que segundo ele, se tornou inviável do ponto de vista técnico.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por