Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Projeção de votos

Publicado em 10/04/2024 às 00:00.

Em toda eleição municipal aventuro-me a fazer projeções das candidaturas a prefeito no Norte de Minas e de vereador em Montes Claros. Recebi de um colega, que costumamos fazer projeção junto, uma primeira análise que concordo em parte. A projeção é de que entre 11 e 14 partidos farão vereadores. Fazendo uma média, incluindo votos de legenda, num universo de 230.000 votos válidos e quociente eleitoral de 10.000 votos a expectativa é que sejam eleitos 14 vereadores diretos e nove na sobra. Penso que se houver sobra da sobra a previsão é de no máximo uma pessoa.
 
Projeção de votos II
Num levantamento rápido que pode variar para mais ou para menos, a expectativa é que a votação do União Brasil fique em torno de 38.280, o que permitirá a eleição de três vereadores direto e um na sobra. Num segundo momento viria ao PSD com votação em torno de 25.500, permitindo a eleição de dois candidatos direto e um na sobra. O PSD e o PL caminham para eleger dois candidatos direto cada, com votação entre 20 e 18 mil votos. Um direto e um na sobra, com votação entre 17.500 votos e 15.700 enxergamos o PDT, MDB e PRD. Progressista, Podemos Cidadania a previsão é de votação entre 14 mil e 11.200, elegendo um vereador cada. O que seria a oitava e nova vaga, que pode acontecer inclusive na sobra da sobra, estaria no radar do PSB, PMN e Solidariedade.
 
Cabeça inchada
Alertei os pretensos candidatos a vereador, antes do prazo final de filiação, que estes deveriam analisar com cuidado as chances de eleição em cada agremiação. Salientei de que estes não deveriam tomar como verdade plena as promessas de dirigentes partidários e organizadores de chapa. Passado este período de filiação estamos sendo procurado por diversos pré-candidatos demonstrando arrependidos por não ter levado em consideração as orientações, não tendo mais como “sair da casinha que enfiaram”.
 
Vice do PSD
O empresário e futuro médico Valdir Gandra que se apresentou como pré-candidato a vereador e que foi disputado por vários partidos, definiu no último sábado a sua filiação no PSD, de quebra foi convidado e passará a fazer parte da direção da agremiação no município como vice-presidente, juntamente com Adauto Marques. Vale salientar que Valdir terá como principal cabo eleitoral o seu tio, Padre Ivan, religioso bastante querido em toda região. Por ser o único sobrinho, ele é considerado um filho do religioso.
 
São João do Paraíso
Em São João do Paraíso a ex-prefeita Mônica engavetou o projeto de retornar às urnas este ano. O candidato da oposição que terá o seu apoio será o vereador Fabinho de Franca (PDT). Ele deve contar com o apoio do ex-prefeito Manoel Capuchinho. Pela situação a atual prefeita Selminha ( Avante) vai para a reeleição.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por