O secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Paulo Ribeiro, foi o escolhido para receber, no dia 3 de julho, data de comemoração do aniversário da cidade, a Medalha Ivan Lopes de Honra a Montes Claros. A medalha, que é cunhada a ouro, é a principal comenda do município, e apenas uma pessoa é agraciada anualmente. Em decorrência da Covid-19, não está definido se a entrega acontecerá no dia 3 de julho, quando se comemora o aniversário da cidade. A apreciação da indicação acontecerá na próxima terça-feira (30). O regimento da Câmara determina que a proposta seja votada na segunda quinzena de junho.
Oposição de luto
A população de Pedras de Maria da Cruz, principalmente a base de oposição no município, recebeu com tristeza, nesta segunda-feira (22), a notícia do falecimento da ex-prefeita Norma Brito (PSD). Por ter realizado uma boa gestão naquele município, já havia definido que voltaria às urnas nas eleições deste ano.
Queixa dos hospitais
Só para o enfrentamento da Covid-19, Montes Claros deve ter recebido mais de R$ 100 milhões. Lembramos que recursos para os outros procedimentos não entram nesta conta. De um modo geral, a ideia é que este setor estaria com situação tranquila, mas hospitais se queixam da falta de dinheiro até mesmo para o pagamento dos funcionários. Alegam que a salvação está vindo das emendas parlamentares, que têm por critério de destinação escolha pessoal e não a necessidade da instituição.
Queda nos procedimentos
Dirigentes de hospitais afirmam estar vivendo o pior momento financeiro. Queixam-se de que, além dos recursos da Covid-19 não estarem chegando como deveriam aos hospitais, também viram diminuir o número de atendimentos. Plano de saúde foi cortado, não têm mais cirurgias eletivas e estão vivendo basicamente do atendimento de urgência e emergência. Para piorar, devido a pandemia, pacientes estão evitando procurar os hospitais.
Amams
Na terça-feira (30), a Amams realiza webconferência para debater o pleito eleitoral deste ano. O prefeito de Ibiaí e presidente da entidade, Lara Cordeiro, explica que o objetivo é orientar ocupantes de cargos eletivos, principalmente prefeitos, com relação às condutas vedadas no período eleitoral. Uma das preocupações tem sido a incerteza do adiamento da eleição. A prestação de contas e a organização da prefeitura para entregar ao sucessor também será um dos temas debatidos.
OAB/Audiências
A OAB de Montes Claros, através do seu presidente, André Crisóstomo, conseguiu firmar Resolução conjunta com a Justiça Federal, Procuradoria Federal e Defensoria Pública da União para disciplinar a realização de audiências virtuais. O resultado é que processos, mesmo neste período de pandemia, vêm obedecendo aos prazos previstos em lei.