Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Prefeitura e a Copasa

Publicado em 05/06/2020 às 00:43.Atualizado em 27/10/2021 às 03:41.

Diante de centenas e mais centenas de reclamações do aumento nas contas da Copasa, feitas inclusive diretamente na empresa, a Prefeitura de Montes Claros, que é o poder concedente, tem a obrigação de buscar uma resposta e sair em defesa da população. A não manifestação caracteriza, na prática, omissão. Vale lembrar que a negociação milionária feita entre Copasa e prefeitura foi em nome da população, que é quem paga pela manutenção do serviço na cidade. 

Gil Pereira
O deputado estadual Gil Pereira (PSD), presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas, comemorou o anúncio, na quarta-feira (3), por parte do governo do Estado, da aprovação do licenciamento do maior projeto de energia fotovoltaica do Brasil, a ser instalado em Jaíba. Segundo o parlamentar, o investimento é de R$ 6 bilhões, possibilitando a criação de mais de 40 mil empregos diretos e indiretos. Vale lembrar que Gil foi um dos primeiros parlamentares a abraçar a bandeira em defesa de projetos que beneficiem a implantação de energia fotovoltaica em Minas.
 
Presença do presidente
Historicamente, os presidentes que passaram pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais sempre dirigiram o órgão de sua confortável sala, na capital. O novo presidente, desembargador Nelson Missias de Morais, mostra mais respeito com o judiciário, procurando, pessoalmente, visitar toda região do Estado, inclusive neste período de pandemia da Covid-19. Nesta semana, além de Montes Claros, ele esteve em São Romão, onde anunciou a obra de construção do novo Fórum, que terá início neste mês de julho e será concluída em julho do próximo ano. Vale lembrar que a luta teve a participação direta do juiz Isaias Veloso, que até o ano passado respondia por aquela comarca.
 
Ponte em Urucuia
Pelo visto, chega ao fim a novela envolvendo a construção de ponte em Urucuia, que irá ligar o Norte de Minas a Brasília. Segundo informação do deputado Arlen Santiago, no próximo dia 18 será anunciada a retomada da obra, cujos recursos já estão garantidos, através de antecipação de receita da empresa Ecovia. É importante salientar que os méritos devem ser creditados também à bancada de deputados federais de Minas Gerais, já que os recursos da empresa são insuficientes para a ponte e o asfaltamento de trecho restante. A complementação é referente a emenda de bancada.
 
Abertura de shopping
É preciso que a Prefeitura de Montes Claros crie critérios que permitam a abertura dos shoppings Montes Claros e Ibituruna. A saída seria o de permitir a abertura somente dos comércios já previstos em decretos anteriores. De mais a mais, seria fácil controlar o fluxo de pessoas. Se a ideia é provocar a quebradeira geral, então estão no caminho certo. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por