Tudo caminha para que ainda este ano o Congresso Nacional vote projeto que permite Estados a legislarem sobre armas. A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).Com a possibilidade de aprovação da matéria em plenário é fato que Governo Federal e partidos de esquerda vão judicializar o assunto, em mais uma demonstração de invasão de poderes e confronto entre os poderes.
Nova Porteirinha
No município de Nova Porteirinha se as eleições fossem hoje a disputa na majoritária contaria com cinco candidatos. A prefeita Regina, eleita pelo PSL, vai para a reeleição tendo como concorrentes Joelha (PT), Guilherme (MDB), Solange de Wilmar (PSD) e tendo como a principal novidade a ex-deputada estadual Elbe Brandão ( Cidadania).
Elbe Brandão
Sem a pretensão de querer interferir no pensamento do eleitor de Nova Porteirinha em relação ao processo sucessório, o certo é que a candidatura majoritária da ex-deputada estadual Elbe Brandão (Cidadania) é uma esperança a mais para população. A ex-parlamentar,se eleita, levará para o município além da experiência de professora universitária, o bom relacionamento na esfera estadual e federal. Elbe apresenta como uma das principais bandeiras o fortalecimento do Projeto Gorutuba que foi também foi uma bandeira levantada e colocada em prática pelo seu pai, Edilson Brandão, que foi eleito prefeito em Janaúba em 1992, vindo a falecer em 1995, antes de completar seu mandato. A reeleição de Zé Aparecido em Janaúba facilitará um trabalho conjunto.
Bocaiúva
Em Bocaiúva após o fim de filiação dos pré-candidatos tudo caminha para que na disputa majoritária apenas três nomes sejam colocados no radar. O atual prefeito Robertão ( Avante) até o momento caminha em águas calmas e se as eleições fossem hoje não teria dificuldade de renovar o mandato. A disputa direta é com o ex-prefeito Ricardo Veloso (PT). Outro nome colocado é de Pedro Cerol ( Republicanos). O fato novo é que Fernando de Pedrão cotado para a disputa majoritária decidiu que este ano vai buscar o seu retorno à Câmara Municipal. Outra novidade é que decidiu se alinhar com Robertão, inclusive filiando no Avante.
Candidato a vice
Foi divulgada a notícia de que o professor universitário e empresário, Marcos Fábio, que é o atual vice-presidente do PL de Montes Claros, é o nome cotado para ser o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Maurício Sérgio. Tive oportunidade de esclarecer o fato com o próprio Marcos Fábio e este explicou que não existe nenhuma possibilidade de isto acontecer. Lembrou que a proposta é buscar um vice em outra agremiação, o que acrescentaria em vários aspectos, a começar pelo tempo de TV e aumento do número de vereadores na embarcação do PL.