Logotipo O Norte
Quarta-Feira,10 de Setembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Perdendo apoio

Publicado em 31/08/2022 às 00:40.

O candidato ao Senado Alexandre Silveira (PSD), antes das convenções, navegava em berço esplêndido no Norte de Minas com o apoio da maioria dos prefeitos. Na ocasião, havia um alinhamento com os candidatos majoritários da direita (Zema e Bolsonaro). Com a decisão de permanecer na embarcação da esquerda, atendendo ao alinhamento do seu partido à candidatura de Kalil (PSD), acabou por perder os apoios. A mudança acabou beneficiando diretamente o deputado federal Marcelo Aro (PP), que é o candidato ao Senado do atual governador.
 
Estratégia de Silveira
Apostando na liderança do ex-presidente Lula (PT) em Minas, o senador Alexandre Silveira (PSD), depois de perder apoio da maioria dos prefeitos do Estado, resolveu fazer campanha colocando sua imagem à do candidato petista. A este respeito, somente no final da primeira quinzena de setembro é que saberemos o resultado de sua decisão. Vale lembrar que o candidato ao governo Alexandre Kalil (PSD), também resolveu usar do mesmo expediente colando sua imagem à de Lula.
 
Estranho no ninho
É fácil perceber que Kalil, até mesmo pela sua expressão, não demonstra estar à vontade na federação denominada de “Brasil da Esperança”, composta pelo PSD, PT, PC do B e PV. O primeiro motivo é que seus companheiros de partido, em especial candidatos a deputado, não estão fazendo parte de suas andanças. O outro motivo é que perdeu as raízes do seu discurso, principalmente de ataque à corrupção e não ter vivido a realidade do interior do Estado.
 
Jarbas Pimenta
Servidor público aposentado pela Receita Federal, Jarbas Pimenta, para não perder o costume, volta novamente às urnas como candidato a deputado federal (pelo Solidariedade). Participou da inauguração do Comitê de Campanha de Kalil em Montes Claros, 2ª feira, mas informou à coluna que na embarcação da esquerda apenas apoia Lula. Em Minas, está fechado com Zema.
 
Brasília de Minas
O ex-prefeito de Brasília de Minas, professor Geelison Ferreira (MDB), que este ano participa da disputa pela reitoria da Unimontes, vai caminhar com quatro siglas partidárias na eleição de outubro. Seu partido vai na embarcação da presidenciável senadora Simone Tebet e Tadeuzinho (estadual), enquanto que para federal, fica com o deputado Paulo Guedes (PT). Por outro lado, na disputa ao Senado e ao governo de Minas, definiu apoiar, respectivamente, o deputado Marcelo Aro (PP) e o governador Zema (Novo).
 
Vitimismo
Historicamente candidatos na disputa majoritária apelam a usar a pobreza para conquistar o voto, em vez de incentivar as pessoas a crescerem.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por