Semana passada tivemos em Montes Claros a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ontem quem esteve na cidade foi o Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, que chegou na cidade no final da manhã. Na programação estava a participação em comício no bairro Independência, entre a Avenida Alameda das Américas e a Imperatriz Leopoldina e em seguida de uma carreata. Os dois teve intuito de impulsionar a campanha a prefeito de Paulo Guedes (PT). Em outras épocas a simples visita de um ministro de Estado em um município seria motivo de festa e era do conhecimento de toda população.
Passagem de comando
Acontece nesta quarta-feira (25), às 8h30, na Academia da Polícia Militar em Belo Horizonte a passagem de comando. Deixa o comando-geral da instituição o coronel Rodrigo Piassi e assume o coronel Carlos Frederico Garcia. Até o dia de ontem ele respondia pelo Gabinete Militar do Governador. Quem também assume no dia de hoje é o coronel Maurício Oliveira que até o dia de ontem respondia pela corregedoria da PMMG. Ele passa a responder pela chefia do Estado Maior da PM.
Releitura
Gostaria de ressaltar que em decorrência da dinâmica da política estaremos constantemente reajustando e fazendo a releitura de números e chances de eleição. Para melhor entendimento da avaliação dos partidos feita anteriormente, podemos considerar que de 6 a 8 partidos poderão eleger vereador na segunda rodada, considerando rodada das sobras, incluimos na última sobra o Podemos, com 6.750.
Verdade da sobra da sobra
Reavaliando o cálculo da sobra da sobra, no momento cheguei a conclusão de que 03 partidos estarão concorrendo de 01 a 02 vagas, sendo eles, Mobiliza, Solidariedade e Novo. Vale lembrar que a sobra da sobra é a terceira rodada, onde estarão participando os partidos que não atingiram 80% do quociente eleitoral.
Mais votado
Historicamente nas eleições municipais de Montes Claros nunca um mesmo vereador conseguiu ser o mais votado por duas legislaturas. Em 2020 quem recebeu o bastão foi o vereador Rodrigo Cadeirante que continua bem avaliado pelo eleitor, mas na minha projeção, deve passar o bastão para outro vereador e na minha visão não será nenhuma surpresa se for uma mulher. Vale ressaltar que tem um candidato do sexo masculino também na disputa. Não vou adiantar nomes por questão ética e para não atropelar o processo.
Vendendo ilusão
Sem querer atacar este ou aquele candidato na majoritária em Montes Claros, ao assistir debates, o horário eleitoral na TV e postagens nas redes sociais, fico triste com a forma que certos candidatos tentam enganar o eleitor com projetos mirabolantes fora da realidade.