Deu entrada na Câmara de Montes Claros na manhã de ontem o orçamento do município para o exercício de 2025.A previsão orçamentária é de 2.393.572.750.00. Vale ressaltar que a matéria será votada em dezembro e até lá os vereadores poderão apresentar emendas.
Solidariedade
Na análise dos candidatos na proporcional em Montes Claros com chance de eleição o Solidariedade neste primeiro momento não vislumbra a eleição de um candidato direto. Apesar de não está tão visível pode acontecer da agremiação eleger na sobra da sobra, ou na própria sobra. A dificuldade de cravar é que a expectativa é de duas vagas para vários candidatos. No Solidariedade o único que ainda sonha com tal possibilidade é Jefferson Joe, que depende da performance do restante dos candidatos do partido.
Novo
Numa rápida leitura percebo que o partido Novo vive a mesma expectativa de solidariedade com a possibilidade de chegar aos 7.000 votos e credenciar na sobra da sobra. Neste momento aparece nos holofotes do processo Walter Abreu, Rodrigo Auditor e Socorro da Qualificar. Um dos problemas é atingir os 80/20, o que nos permite admitir que as chances maiores estão na sobra da sobra.
PDT
Havia uma expectativa melhor em relação ao PDT, por este contar com o jornalista Délio Pinheiro na disputa majoritária. Entretanto, não vejo que o voto da legenda possa eleger mais um candidato. Neste primeiro momento enxergo que a agremiação deve eleger um candidato direto. Os levantamentos não nos permite enxergar outro resultado. Até prove o contrário no radar dos holofotes apenas o atual vereador Raimundo do INSS aparece de corpo inteiro no processo. De forma tímida aparece o ex-vereador Edmilson Magalhães e Marão.
Podemos
O desenho da eleição proporcional do Podemos em Montes Claros mostra um equilíbrio na disputa entre três candidatos. Hipotéticamente o atual vereador Marcos Nem aparenta vantagem sobre as candidaturas de Eduardo Preto e Valcir da Ademoc. Entretanto, pela movimentação ainda não é possível prever um distanciamento entre eles. Se houver surpresa, o candidato Eduardo Preto aparece na fotografia. A tendência é que o Podemos eleja um candidato direto e aposta em emplacar outro nome na sobra, o que não está muito claro.
Verdade das pesquisas
Tenho preferido não alimentar a discussão em torno da veracidade ou não das pesquisas que estão sendo registradas e divulgadas em Montes Claros. Entretanto, não tem como confiar no resultado de pesquisa cujo proprietário é filiado ao partido de um dos candidatos na disputa e que o resultado retira seu candidato do final da fila e passa posição acima. Achar que tal divulgação irá mudar o desenho do processo é subestimar a inteligência do eleitorado.