Ontem (8) na reunião da Câmara de Montes Claros um dos assuntos foi a visita do presidente Lula (PT) ao município, para participar do anúncio da ampliação da fábrica da Novo Nordisk. Primeiro é preciso lembrar que os envolvidos no evento omitiram a informação sobre a obra e que o que aconteceu na segunda-feira foi apenas um ato político e não o anúncio da ampliação da fábrica. Vamos aos fatos: As negociações dos pacotes para ampliação iniciaram em julho de 2023; Em setembro de 2023 foi fechado os primeiros pacotes de terraplanagem e canteiro; Em novembro e dezembro de 2023 foi iniciado as obras de canteiro e terraplanagem; e as obras civil em janeiro de 2024. Desta forma é possível afirmar que as obras físicas estão em andamento há cerca de um ano e quatro meses.
Montagem de Blindado
A coluna traz em primeira mão a informação que empresa italiana já fez contato com a prefeitura de Montes Claros para discutir a possibilidade de instalar no município uma filial para montagem de veículos militares. A este respeito conversei com o prefeito Guilherme Guimarães (UB) e este informou que a conversa está em fase embrionária e que existem outros municípios na disputa. Como está em fase de tratativa, ele preferiu não citar o nome do grupo interessado.
Encontros fechados
Na coluna de ontem comentei que o presidente Lula (PT) nas suas andanças pelo país tem evitado o enfrentamento público bem como participar de coletivas. Para se ter idéia, em apenas um mês esteve três vezes em Minas Gerais, mas em nenhuma das ocasiões foi em local aberto com acesso do público em geral. A primeira visita este ano foi ao assentamento do MST e o segundo momento foi em empresa automobilística em Betim e na Gerdau em Ouro Branco. Nas duas empresas foi em local fechado com a presença de público previamente definidos e acesso somente com credenciamento. Na segunda-feira em Montes Claros, durante visita a empresa Novo Nordisk o modus operandi foi o mesmo. Aliás, para comportar a caravana do presidente Lula foi preciso dois aviões presidenciais com capacidade média de 45 pessoas cada um.
Homenagem aos jornalistas
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou na manhã de ontem por unanimidade a Placa Alferes José Lopes de Carvalho a Associação dos Profissionais da Imprensa Mineira (APIM) num reconhecimento ao trabalho que vimos desenvolvendo em favor da categoria. A proposta foi apresentada pela vereadora Maria Helena Lopes (MDB). Na apresentação da proposta a autora ressaltou o papel da imprensa e especial da Associação. Entre os vereadores daquela casa, Daniel Dias PC do B) ressaltou a importância da imprensa e a necessidade de uma imprensa livre, séria comprometida com a verdade, posição essa sempre defendida pela APIM.