Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Novo reitor

04/12/2018 às 07:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 04:03

Já no último sábado a cúpula do PT do Norte de Minas comemorava o fim da novela na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com a indicação do nome do professor Rômulo Batista como novo reitor da universidade. O nome teria sido encaminhado ontem para publicação na edição de hoje do Diário Oficial do Estado. O nome do vice-reitor, até o fechamento da coluna, ainda não havia sido levantado por este jornalista, que obteve apenas a informação de integrante da direção estadual do PT de que o vice seria o companheiro de chapa de Rômulo.
 
Projeto de governo
Faltando menos de um mês para assumir a chefia do Estado, o governador eleito, Romeu Zema (Novo), deixa os mineiros apreensivos ao colocar de lado suas propostas de trabalho, ao não dizer por onde vai começar e, ainda, quais as prioridades e os nomes que farão parte do primeiro escalão do governo. Certamente, a aparente tranquilidade se deve ao fato de que, mesmo não tendo conseguido eleger uma bancada significativa, já tem maioria folgada na Assembleia Legislativa de Minas. Até agora, somente o PT tem manifestado que fará oposição ao novo governo.

Fim da Sedinor
As autoridades políticas do Norte de Minas assistem de camarote o anúncio feito pelo governador eleito de que irá diminuir o número de secretarias do Estado e que na relação consta a Sedinor, criada justamente para combater a desigualdade entre as regiões. Infelizmente, nos últimos quatro anos, a pasta perdeu sua força ao engavetar projetos estruturantes com apoio do governo federal para se dedicar ao assistencialismo político e à contratação em demasia e sem necessidade de aliados do governo Pimentel.
 
Fotovoltaica
Assessoria do BNB divulgou que pessoas físicas já podem acessar recursos do FNE Sol para financiamento de projetos de energia solar com fins residenciais, incluindo moradores de condomínios. A expansão da linha de crédito do Banco do Nordeste foi autorizada pela Portaria Interministerial 461, de 12/11/18, publicada na última sexta-feira (30) no Diário Oficial da União. Os clientes poderão financiar com o BNB até 100% do investimento, com limite de até R$ 100 mil, prazo de pagamento de até oito anos e carência de até seis meses. Para valores até R$ 50 mil, a garantia necessária será aval somado à alienação dos equipamentos; acima deste valor, será garantia real mais alienação dos equipamentos.
 
Conquista
O deputado estadual Gil Pereira, que abraçou com uma de suas bandeiras a implantação de plantas fotovoltaicas no Norte de Minas, comemorou a notícia, informando que a região deverá estar entre as principais da área de atuação do BNB em números de financiamento de projetos de energia solar com fins residenciais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por