Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Novela Unimontes

05/12/2018 às 07:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 04:05

Ontem assistiríamos ao capítulo final da novela envolvendo a indicação e publicação do nome do novo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A coluna, após receber informação da cúpula do PT mineiro, divulgou que o escolhido foi o professor Rômulo Batista e que o ato seria publicado na edição de ontem do Diário Oficial. Vale lembrar que tanto Rômulo como seus apoiadores chegaram a se reunir para comemorar a indicação. Mas, para surpresa de todos, o Ato não foi publicado.
 
Assume a decana
Caso o nome do novo reitor da Unimontes não seja publicado na edição de hoje do Diário Oficial, a professora Nair Amélia Prates Barreto, como decana, passa a responder pela reitoria até que ocorra a nomeação do novo reitor.
 
Garante Rômulo
Ontem, membro da executiva do PT de Minas Gerais informou à coluna que o assunto já foi discutido e que todas as lideranças da agremiação fecharam questão em torno do nome do professor Rômulo Batista e que já teriam “batido o martelo” com Fernando Pimentel (PT). Comentou que o governador deve ter seus motivos para não ter enviado para publicação na edição de ontem o nome do indicado. Ressaltou que vem ocorrendo pressão externa em favor dos três nomes da lista. Chegaram a citar pedido de setores da igreja católica, bem como do empresário Walfrido dos Mares Guia.
 
Mudança de data
Seria de bom tamanho que o governador eleito, Romeu Zema (Novo), através do futuro secretário de Educação, discuta a forma legal de mudança do estatuto da Unimontes para que a eleição ocorra em janeiro. Não justifica e não tem explicação o fato de o governador que sai indicar o reitor para o governo que assume.
 
Confraternização
Como acontece todos os anos, na segunda-feira a ACI de Montes Claros reuniu a imprensa para um momento de confraternização. Em bom momento o nome do nosso amigo, saudoso jornalista Artur Leite, foi lembrado e reverenciado.
 
Calazar
O vereador por Montes Claros Soter Magno, durante reunião da Câmara na manhã de ontem, alertou a prefeitura sobre a necessidade do combate ao calazar no município. Segundo ele, o assunto só veio à tona porque vitimou o jornalista Artur Leite, bastante querido e conhecido pela sociedade. Salientou que pessoas comuns da população têm sido vítimas da doença, mas não aparecem na mídia. Entende que se trata de um problema de saúde pública e a prefeitura tem que encontrar uma forma de combate ao vetor. Disse que apesar de o problema não ser o cachorro, se o município tivesse montado o centro de castração poderia ter minimizado a situação.
 
Último dia
Hoje é o último dia para que vereadores interessados na disputa pela mesa diretora da Câmara de Montes Claros registre a candidatura. As chapas terão que ser apresentadas até as 18h. O eleito (a) será o 83º presidente daquela Casa Legislativa. Ontem foi sugerida apresentação de chapa única, mas até o fechamento da coluna a proposta não evoluiu.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por