Logotipo O Norte
Terça-Feira,14 de Outubro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Novela TCE-MG

Publicado em 10/10/2025 às 00:00.Atualizado em 10/10/2025 às 07:37.

Um dos capítulos da novela envolvendo a indicação por parte da Assembleia Legislativa de Minas de um dos seus integrantes para o conselho do TCEMG será concluído no próximo dia 2 de dezembro. Essa é a data definida pelo deputado estadual, Alencar da Silveira (PDT) para assumir o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas. A decisão se deve ao fato de que as emendas parlamentares serão definidas e votadas neste mês de novembro e Alencar faz questão de não deixar para o seu suplente, deputado Carlos Pimenta (PDT) o direito da indicação.

Pimenta assume
O primeiro suplente de deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) assume na primeira semana de dezembro vaga na Assembleia Legislativa de Minas, em substituição ao deputado Alencar da Silveira (PDT) que se afasta daquela casa no dia 2 de dezembro para assumir vaga no TCE-MG. Pimenta terá oportunidade de votar o Orçamento do Estado, sem contudo ter o direito de indicar emendas. Uma outra informação é que o parlamentar terá basicamente uma semana de participação em reunião de plenário neste exercício 2025. É que no dia 15 de dezembro a Assembleia entra em recesso.

Cemig na Contramão
A paciência da população de Montes Claros já ultrapassou os limites com o serviço prestado pela Cemig. Há quase um mês que a cidade vem sofrendo com constantes picos de energia. O interessante nessa história é que quem deveria questionar a empresa sobre o problema, e se for o caso até puni-lá, seria o executivo, judiciário e o Ministério Público, que até agora não manifestaram em relação ao assunto.

Unimontes Fora
A boa notícia da semana é de que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais retirou a Unimontes da relação de imóveis do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A decisão fez parte de um alinhamento entre o governador Romeu Zema (Novo) e o parlamento mineiro. A decisão final sobre este assunto só deve acontecer no próximo ano, já que o Governo Federal estendeu o prazo para assinatura do acordo com os Estados.

Polícia Federal
O delegado federal, Rodrigo Lucio da Silva Passos assume na manhã desta sexta-feira a direção da Delegacia Regional de Montes Claros. Até então o policial vinha respondendo pela unidade de Juiz de Fora.

Arquivamento de ação
Qualquer que fosse a decisão do deputado federal, Marcelo Freitas (UB) que foi o responsável pela relatoria da ação em que o PT pedia a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro seria criticado. O fato de ter optado pelo arquivamento foi motivo de críticas por parte de integrantes e simpatizantes da esquerda. A não ser um crime grave entendo que a cassação de mandato de um parlamentar deve partir, e ser prerrogativa, do eleitor. Aliás, em outubro do próximo ano o eleitor terá oportunidade de avaliar e decidir se deputados e senadores são merecedores de continuarem na função.

Câmara manifesta
Durante reunião da Câmara Municipal o vereador Wilton Dias ( Avante) sugeriu a apresentação de manifesto daquela casa legislativa a Agência Nacional de Energia Elétrica ( ANEEL), mostrando o pesadelo que vem enfrentando a população de Montes Claros com os constantes pigue de energia que já duram mais de um mês. Outra sugestão é que seja acionado o Ministério Público para entrar no circuito.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por