Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Novela Coteminas

Publicado em 11/08/2023 às 00:00.

Na noite de quarta-feira, a Câmara de Montes Claros realizou audiência Pública para discutir a situação dos trabalhadores da Coteminas. Como já era esperado, a empresa não mandou representante, o que tornou a audiência inconclusiva. Na prática, a direção do grupo tenta esconder o que todos já sabem. No jargão popular costumamos dizer que a empresa quebrou e já iniciou o processo de demissão em vários Estados onde conta com fábrica. Em Montes Claros não será diferente. A novela de parceria com a varejista chinesa Shein não é bem do jeito que tentam mostrar. Não é por acaso que estão vendendo grande parte do seu patrimônio.
 
Coteminas vende escola
Para adquirir em definitivo terreno na avenida Governador Magalhães Pinto e construir a chamada Cidade Administrativa, a prefeitura de Montes Claros negociou junto ao Grupo Coteminas a compra do terreno, inclusive dando em pagamentos vários dos seus imóveis. Agora, por ironia do destino, depois que a empresa “quebrou”, a prefeitura caminha ao inverso e já adquiriu prédio, onde atualmente funciona a Escola da Coteminas, na Rua General Carneiro (Centro). O local vai abrigar o Cemei Dona Ruth Tupinambá, que atualmente funciona precariamente no bairro Santa Rita.
 
Prefeituras em apuro
Com menos de um ano do Governo do presidente Lula (PT), prefeitos de todo o país já ameaçam demitir servidores em decorrência da queda drástica no FPM, que atingiu principalmente as pequenas cidades . Um dos prefeitos comentou com este jornalista que chegou a perder, num único mês, R$ 150 mil e não tem como não pensar em demissão. Entidades que representam os prefeitos, a exemplo da Amams e do Cimams, já se movimentam no sentido de formar caravana para seguir para Brasília-DF em busca de solução.
 
Credinor
Em coluna anterior havia comentado que o Sicoob Credinor estava entre as maiores e as mais bem estruturadas cooperativas de crédito do país.Nesta semana foi divulgado que ela está entre as 20 maiores de Minas Gerais, segundo indicadores do Anuário do Cooperativismo Mineiro 2023 do Sistema Ocemg. Foram coletados dados de 184 cooperativas de crédito no Estado de janeiro a março e referente a 2022. Hoje a Credinor está presente em Minas e na Bahia.
 
País à deriva
Se não bastassem as ações arbitrárias que estamos assistindo nos quatro cantos do país, onde os erros do passado não valem como exemplo para julgamento futuro, agora mesmo, a Câmara Federal acaba de instalar comissão especial para analisar PEC que perdoa partidos que descumpriram as contas mínimas de recursos para as candidaturas femininas e de pessoas negras até as eleições de 2022. O texto também impede que as legendas sejam punidas pela Justiça Eleitoral por irregularidades nas prestações de contas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por