Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Novela corona

14/05/2020 às 03:20.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:30

O excesso de informações desencontradas sobre a Covid-19, principalmente no meio médico e científico, além de estar provocando pânico, tem levado a população a evitar procurar os hospitais. Qualquer sintoma de gripe, febre, dor de garganta ou falta de ar, o paciente tem sido clinicado a distância e diagnosticado como suspeito do novo coronavírus, com pedido para manter-se em isolamento. O resultado é que a população tem evitado procurar hospitais e estão se automedicando.

Pandemia política
O termo pandemia, no geral, refere-se a uma enfermidade epidêmica amplamente disseminada. Para diferenciar uma situação da outra, criaram o surto, que é quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Epidemia é quando o surto acontece em diversas regiões. A pandemia é justamente para dar ideia de um caso global. Se levarmos para o lado político, podemos dizer que o Brasil vive hoje uma “Pandemia Política”, já que a guerra surda entre os três poderes tem prejudicado o país também no exterior. Hoje é possível afirmar que a população não tem confiança nem acredita em nenhuma das três esferas de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário). Infelizmente, o comportamento tem nos envergonhado. O pior é que é um comportamento com objetivo exclusivo de alimentar holofotes de setores da imprensa.
 
Vereadores voltam
Vereadores de Montes Claros decidiram retomar as reuniões ordinárias das terças-feiras. A novidade é que não terá presença do público e de assessores. Assuntos gerais, discussão de projetos e requerimentos estão garantidos.
 
Debandada na polícia
Comentamos que a polícia de Minas Gerais já vem sofrendo com a falta de recrutamento devido à crise financeira e que a decisão do presidente Bolsonaro, dentro do auxílio emergencial a estados e municípios, de vetar o reajuste salarial da categoria por dois anos, tem levado policiais a pedirem contagem de tempo para deixarem a corporação. Entre os motivos está a incerteza do reajuste de 3% já prometido pelo governo do Estado e a perda da promoção imediata no caso de aposentadoria. Até coronéis estão “arrumando a mala”, já que perderão 10% do que hoje têm direito quando se aposentam.
 
PRTB em MOC
O policial reformado Levy Castilho é o novo presidente da Comissão Provisória do PRTB em Montes Claros. O partido tem como principal estrela o vice-presidente, general Mourão. Devido a problemas na legalização da agremiação, o partido não terá chapa para disputa proporcional. Na disputa majoritária, a determinação é a de não coligar com partidos como PSL, PT, PC do B, PSOL e outros ligados à esquerda. Castilho comentou que existe no município um grupo de eleitores que acompanha Bolsonaro e que já manifestou apoio.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por