Vem causando desconforto entre prefeitos do Norte de Minas, as articulações em curso para transferir Marco Câmara, o popular Marcão, da superintendência da Codevasf no Norte de Minas, para o escritório de Belo Horizonte, hoje totalmente esvaziado e praticamente sem função. Seria uma troca com Romeu Pereira que responde pela superintendência do órgão na capital mineira. Fonte de Brasília-DF, ligado a cúpula petista e a Codevasf, informou que a movimentação vem sendo articulada pelo deputado federal Paulo Guedes (PT) que recorreu a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que por sua vez vem pressionando o ministério da Integração Regional, Waldez Góes, para promover a troca.
Motivos da troca
São vários os motivos que rondam a novela da tentativa de movimentação na direção da Codevasf em Minas. Primeiro que em véspera da eleição 2026, um dos objetivos é aparelhar os órgãos que certamente ficará por conta exclusiva dos deputados petistas e aliados declarados do Governo. Outro fato é que estão aproveitando a debandada de deputados federais da base do Governo Federal e que tiveram influência direta, ou indireta na indicação de Marcão para a superintendência do órgão na região.
Avaliação do superintendente
A cúpula do PT não terá como justificar as mudanças que estão tentando impor goela abaixo de enviar para Montes Claros Romeu Pereira e transferir para o seu lugar o superintendente da Codevasf, Marco Câmara. Não tenho nenhuma procuração para defender Marcão, mas não é nenhum segredo afirmar que ele vem no cargo desde o governo de Bolsonaro e ocupa o cargo não só pelo aval de parlamentares, mas pela demonstração de competência técnica e de relacionamento. Além de unanimidade entre os prefeitos do Norte de Minas, é também entre os deputados da base.
Não consigo entender a inércia e o descaso dos deputados federais, senadores votados no Norte de Minas e do próprio Governo Federal em relação a BR-251. Enquanto assistem mortes diárias naquela rodovia viram as costas para discussão de um projeto de privatização que só atende interesse do Governo que irá arrecadar com o leilão e a BR-116 que receberá quase totalidade da duplicação. Na madrugada desta terça para quarta-feira, acidente na BR-251, envolvendo carreta e uma Van, já havia registrado a morte de nove pessoas e duas estavam em estado grave. O fato, bem como outros que vem acontecendo na rodovia já passou a ser considerado como corriqueiro, como se as vidas que foram ceifadas não representasse nada.
Unimontes
Na manhã de ontem estive participando de um Café da Manhã com a imprensa na Unimontes. A boa notícia divulgada pelo reitor Wagner Santiago é o da criação da faculdade de IA e de eletroeletrônica.