Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Nova empresa

Publicado em 17/08/2023 às 00:00.

A coluna mais uma vez sai na frente e traz informação de que Montes Claros receberá uma das maiores refinarias do país. Trata-se da Acelen, criada pelo fundo Mubadala Capital, que está presente em mais de 50 países, com ações nos mais diversos setores. O primeiro e importante ativo está localizado na Bahia, a Refinaria de Mataripe, segunda maior do país. Em Montes Claros a refinaria terá como matéria-prima o coco macaúba, bastante presente na região. O grupo já definiu que paralelamente vai adquirir fazenda na região que será utilizada para o plantio do coco macaúba em quantidade suficiente para manter o funcionamento da refinaria.
 
BH Supermercado
O Grupo de supermercados BH, que hoje já conta com lojas nos quatro cantos do Estado de Minas Gerais, resolveu ampliar o mercado e acaba de adquirir 30 lojas no Espírito Santo que pertencia ao Grupo Epa. Em Montes Claros o grupo já lidera o mercado
 
Eleição em Mirabela
Na coluna de ontem fizemos um comentário sobre a disputa eleitoral 2024 em Mirabela. Citamos que a oposição definirá entre o ex-prefeito Carlucinho (UB) e o jovem Thiago Lacerda Maia. Quando citamos o candidato da situação, referimos ao Fernando Rabelo como sendo do Republicanos, quando na verdade ele é filiado ao Avante.
 
Petrobras
Havíamos comentado em coluna anterior que, como já passou a eleição, o presidente Lula (PT) não teria muito fôlego para continuar com o discurso do combustível barato e a qualquer hora a bolha iria estourar. Não deu outra, a pressão do mercado e dos acionistas mostrou a realidade.
 
Gasolina
Fica evidente que a classe política continua cultivando o pensamento de que “povo é um amontoado de ninguém” e que permite ser conduzido por discurso fácil. Um exemplo foi uma das propostas apresentadas em 2022 pelo então candidato Lula (PT) .Naquela ocasião, ele usou como bandeira o discurso do alto preço dos combustíveis, chegando a dizer que quando foi presidente o preço da gasolina era de dois reais. Hoje, como Lula já chegou ao poder, faz de rogado e apenas assiste o preço da gasolina bater no teto de quase seis reais.
 
AMAMS
O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, considerou positivo o movimento dos cerca de dois mil prefeitos de todo o Brasil, que estiveram em Brasília-DF participando de movimento municipalista que cobra uma Reforma Tributária mais justa, além do protesto contra a queda dos repasses do FPM. O movimento foi coordenado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Norte de Minas, participou com a presença de mais de cem prefeitos. A preocupação dos prefeitos da região é principalmente com a possibilidade de demissão para serem penalizados quando do fechamento das contas, já que estão praticamente no final da atual legislatura.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por