Logotipo O Norte
Sexta-Feira,29 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Nossos federais

05/04/2022 às 00:59.
Atualizado em 05/04/2022 às 08:25

A região Norte de Minas comemora o fato de várias lideranças terem se credenciado para disputa de vaga na Câmara Federal representando a região. Além de Paulo Guedes e Marcelo, já se apresentaram para a disputa os ex-prefeitos Tião Medeiros (Pedras de Maria da Cruz), Edmárcio (Matias Cardoso), Rodrigo Cadeirante (vereador), General Mário Araújo e agora o ex-deputado, ex-prefeito e empresário Ruy Muniz.

Ruy no Avante
A coluna saiu na frente quando, no final do ano passado, anunciou que o empresário e ex-prefeito, Ruy Muniz seria candidato a deputado federal no lugar da sua esposa, a ex-deputada federal Raquel Muniz. A princípio ele seria candidato pelo Progressista, mas preferiu buscar abrigo no Avante.
 
Kiko Canela
A novidade no cenário político do Norte de Minas é a candidatura do ex-vereador e empresário do ramo de Educação Kiko Canela. Ele trocou o PTB pelo Avante com a intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas. Em conversa com este jornalista, ele informou que está praticamente definido que enfrentará as urnas, mas só deverá anunciar oficialmente no final deste mês.
 
SAM Metais
Pelo visto o bom senso começa a imperar na discussão em torno da implantação do Projeto Bloco-8, que prevê a exploração de minério na região de Grão Mogol, cujo investimento previsto é de R$ 10 bilhões. O Ministério Público havia suspendido as audiências públicas que seriam realizadas semana passada, quando a população discutiria com a empresa SAM- Sul Americana de Metais S/A, o projeto e apresentaria sugestões. Os entreves teriam sido creditados a supostos integrantes do chamado “geraizeiros’’. Ontem o promotor Paulo César de Lima, se reuniu em Montes Claros com o grupo para buscar entendimento. A maioria dos envolvidos é favorável à implantação do projeto.
 
Esquerda e as dificuldades
Durante solenidade realizada na Câmara de Montes Claros em comemoração aos 100 anos do PC do B, o presidente do partido em Minas, Wadson Ribeiro, jogou uma ducha de água fria nos militantes, ao comentar que vai ser difícil vencer Bolsonaro (PL), citando entre outras coisas o fato de ter a máquina administrativa nas mãos. As declarações contrárias, pesquisas que têm sido divulgadas e que colocam o ex-presidente Lula na liderança. A este respeito sempre divulguei que independentemente de quem esteja na frente, a distância nas pesquisas de intenção de voto entre Lula e Bolsonaro não condiz com as vozes das ruas.
 
Seis por meia dúzia
Nas movimentações, fruto da janela partidária, as atenções na região de Porteirinha ficaram por conta do ex-prefeito Silvanei Batista, que sempre esteve no PSB, que na prática é um puxadinho do PT. Ele trocou seis por meia dúzia, já que se filiou ao PV, que faz parte da federação de esquerda (PT, PV, PC do B

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por