Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Não sou candidato

Publicado em 11/05/2023 às 23:00.

Constantemente, nos deparamos com algum companheiro da imprensa especulando a candidatura à prefeitura de Montes Claros do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Tadeuzinho Leite (MDB). Para deixar o leitor bem informado a respeito do assunto, conversei pessoalmente com o parlamentar e este informou: “Vou ficar 100% por conta do meu mandato”. Ele comentou ainda que vai participar do processo e que a decisão de quem apoiar será feita em grupo.
 
Motivo da desistência
Apesar de não ter comentado abertamente sobre a decisão de não colocar seu nome na disputa pela prefeitura de Montes Claros em 2024,é possível fazer a leitura da decisão do presidente da Assembleia Legislativa, Tadeuzinho Leite (MDB). Hoje o parlamentar conseguiu ocupar um espaço no Estado que permite sonhar com voos mais altos, inclusive com força para garantir um olhar diferente para as necessidades do Norte de Minas.
 
Som e os barzinhos
Alguns leitores se manifestaram nas redes sociais contrários a nota da coluna, onde chamamos a atenção para a caça às bruxas que vem sendo implantada sobre a utilização de shows nos barzinhos e a colocação de mesas em calçadas, com capacidade de atender o comércio e o pedestre. Não só respeito, como entendo que faz parte da democracia. As críticas vêm principalmente de pessoas da região do bairro Jardim São Luiz. Vale ressaltar que como jornalista, estive sim na audiência realizada pela Câmara Municipal que discutiu o assunto, como também entendi o posicionamento de todas as partes. A única diferença é que não analisei ou posicionei, olhando para o próprio umbigo ou de forma egoísta, sem pensar nos outros.
 
Bolsonaro em 2026
A base governista no Brasil e também setores do judiciário têm trabalhado de forma aberta no sentido de tornar o ex-presidente Bolsonaro inelegível para o pleito de 2026.A decisão no momento parece ser a melhor forma de renovar o mandato e continuar no poder. Entretanto, essa é uma leitura perigosa. Sem perceberem, a direita vem construindo nomes que podem mudar este pensamento. Temos como exemplo o fato de hoje os dois Estados mais bem avaliados no país, serem governados pela direita – Minas e São Paulo. De mais a mais, não é loucura imaginar que Bolsonaro poderá ser mais importante no processo como cabo eleitoral, do que mesmo como candidato.
 
Felicidade nas eleições
A companheira jornalista Felicidade Tupinambá confessou para a coluna que tem a intenção de colocar o seu nome na disputa eleitoral do próximo ano. Por enquanto se apresenta como pré-candidata. Quanto ao partido que escolherá para abrigar sua candidatura, a pretensão é deixar o assunto para 2024, ano da eleição.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por