O deputado federal Paulo Guedes (PT) dá como certa a publicação, nesta semana, do nome do novo diretor da Codevasf em Minas Gerais. No centro da discussão está a queda de braço entre Guedes e os deputados federais tidos como aliados do presidente Lula (PT). A expectativa é que a publicação aconteça nesta quarta-feira e o escolhido seja seu fiel escudeiro, Romeu Souto, que inclusive, em passado recente, no Governo Pimentel, foi indicado por ele para a direção estadual do Idene. Dois fatos chamam atenção: o primeiro é que o atual dirigente da Codevasf, Marcos Câmara, conhecido como Marcão, tem o apoio de quase totalidade dos prefeitos ligados ao órgão, bem como dos deputados governistas. Entretanto, isto não está sendo levado em consideração. O outro ponto é que o nome da preferência do deputado Paulo Guedes seria do seu compadre, o empresário Arnaldo Via Única, mas foi descartado pelo fato de não ter curso superior.
Paulo Lopes
O ex-vereador Paulo Lopes comentou recentemente com este jornalista que pretende colocar seu nome na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal. A novidade é que na semana passada, a convite do ex-deputado federal Saraiva Felipe (PSB), esteve em Belo Horizonte quando assinou ficha de filiação no PSB, oportunidade em que reivindicou a presidência da Comissão Provisória da agremiação no município. Vale ressaltar que Paulo Lopes já há algum tempo vinha namorando com a esquerda, sendo que na campanha presidencial do ano passado ele apoiou a candidatura de Lula (PT).
Resposta de Freitas
Desde a semana passada venho tendo obter um posicionamento do deputado federal, Marcelo Freitas ( União Brasil), em relação ao seu posicionamento diante do presidente Lula (PT) , já que as últimas declarações têm sido críticas ao Governo Federal votando com a oposição. Agora que o seu partido teve a consciência negociada com o Palácio do Planalto, em troca de cargos, fica a dúvida se vai seguir ou se terá posição isolada. Vale ressaltar que em Montes Claros, o seu grupo é aliado da direita, a começar pelo prefeito Humberto Souto, que está temporariamente no Cidadania.
Posicionamento político
Quando falamos em sucessão municipal em Montes Claros os holofotes do momento mostra como candidato na disputa majoritária o vice-prefeito, Guilherme Guimarães (UB), representando a situação, Paulo Guedes (PT) ou Leninha (PT) representando a oposição e o jornalista Délio Pinheiro (PDT), que ainda não se posicionou. A este respeito tem chamado a atenção o fato do suplente de deputado do PDT ser flagrado constantemente conversando com correntes políticas dos dois lados, quando deveria ser orientado a buscar caminho próprio baseado no perfil do seu eleitorado.