Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Mudança de partidos

Publicado em 13/03/2024 às 00:00.

Na quinta-feira (7) iniciou a abertura da janela partidária que permite os atuais vereadores mudar de partido sem perder o mandato. O prazo vai até o dia 5 de abril. Em Montes Claros a movimentação já iniciou. O vereador Marlon do Independência abandonou as fileiras do PT e transferiu para o PSD. Por outro lado, o vereador Claudim da Prefeitura que havia deixado o Cidadania, filiando ao Rede, para disputar a eleição de 2022 como candidato a deputado estadual, já retornou ao Cidadania, ficando responsável pela organização da chapa proporcional da agremiação.

Eleitor de direita e esquerda
Em Montes Claros estão tentando convencer as pessoas de que só é eleitor de esquerda quem votar no PT de Lula. Da mesma forma, querem nos fazer acreditar que só é eleitor da direita quem votar no PL de Bolsonaro. É preciso entender que ser direita ou esquerda normalmente é baseado em alinhamento ideológico, em conceitos, valores e confiança nos nomes que nos são apresentados.

Desgaste dos militares
Sem entrar no mérito da questão, o certo é que o site Terra Brasil traz notícia dando conta de que pesquisadores apontam desgaste na imagem de militares após ações da Polícia Federal. Na prática é uma demonstração de que aguele orgulho generalizado da população pelas Forças Armadas não existe mais. As prisões de militares do Exército de altas patentes acabou sendo a gota d'água.

Quitação Eleitoral
Os pretensos candidatos às eleições deste ano, principalmente aqueles que disputaram eleições anteriores, a exemplo dos suplentes, tem que de imediato procurar o Cartório Eleitoral para providenciar a Certidão de Quitação Eleitoral. Se quando do registro da candidatura o pretendente não estiver com o documento nas mãos, está fora da disputa.

Organização de campanha
Como cada eleição conta sua própria história, inclusive com as constantes mudanças das regras e das leis, é importante que os candidatos, principalmente na disputa majoritária, esqueça toda metodologia usada em pleitos anteriores e foque nas ferramentas atuais para impulsionar a campanha. Também é importante buscar proteção contratando profissionais para cuidar da parte legal da campanha. É fato que a receita vale tanto para os candidatos na proporcional como na majoritária. A receita é contratar um bom profissional de marketing, com conhecimentos no mundo político, um bom advogado e um bom contador. Sem estes profissionais não tem como tocar uma campanha de forma profissional e sem correr riscos.

Candidato a vice
O principal assunto do mundo político em Montes Claros tem sido qual o nome a ser escolhido para ser o candidato a vice-prefeito de Guilherme Guimarães. Até prove o contrário, estão tentando emplacar o nome do procurador Otávio Rocha.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por