Logotipo O Norte
Terça-Feira,18 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Morador de Rua

Publicado em 11/11/2025 às 06:00.

Talvez temendo críticas, a maioria das pessoas evita falar da situação dos moradores de rua e a busca de solução para o problema. O mais interessante é que temendo prejuízo eleitoral a classe política prefere alimentar o problema do que mesmo enfrentá-lo publicamente. Hoje, ser morador de rua passou a ser a certeza de que terá em mão tudo que possa necessitar, uma realidade diferente de parte considerável de família da periferia que falta até mesmo o alimento do dia a dia. Para se ter ideia, quase a totalidade dos moradores conta com a chamada bolsa família, o que foi definido como direito. Se não bastasse a prefeitura tem um local próprio para receber estas pessoas, fornecer alimentação, roupa lavada e local para dormir. Como complemento de renda a atividade passa a ser utilizar espaços públicos para pedir ajuda ( esmola). Isto sem falar na prioridade no atendimento médico.

Desestimulando
Diante de tantos benefícios, oriundo do assistencialismo, as pessoas que vivem em situação de rua não tem interesse em viver do seu próprio suor, ou seja trabalhar. Normalmente o dinheiro que recebe da Bolsa Família é utilizado para a compra de drogas. Ainda como benefício estes contam com prioridade no sistema SUS, o que não é garantia do cidadão trabalhador assalariado. Se não bastasse, um veículo denominado de Consultório na Rua, que conta com um médico e um enfermeiro, percorre todos os dias, os locais onde estas pessoas estão para saberem se necessitam de atendimento médico, ou de medicamentos. Toda estrutura colocada à disposição, inclusive salário, serve como desincentivo, desestimulando a busca de uma vida com dignidade.

Voltaire
Respeito quem pensa o contrário, mas concordo totalmente com o pensamento do filósofo Voltaire que entre seus escritos traz a seguinte frase: "O melhor Governo é aquele onde há o mínimo de homens inúteis".

Estádio Municipal
Existe uma preocupação de que as chuvas deste final de ano possam atrasar a conclusão das obras do Estádio Juvêncio Soares, no Parque João Botelho. O local vem sendo preparado para receber as partidas da equipe do North Esporte Clube que a partir de 10 de janeiro estará representando Montes Claros no Campeonato Mineiro da primeira divisão. A este respeito o prefeito Guilherme Guimarães comentou que a obra está dentro do cronograma e que o período chuvoso já estava previsto no projeto. A previsão é que a obra seja entregue já na primeira semana de janeiro.

Combate a Seca
Considero uma incoerência sem tamanho a postura dos governos, seja estadual ou federal, que aproveitam justamente o início das chuvas para discutir com os municípios medidas de combate à seca. É justamente o momento em que nenhuma medida prática pode ser adotada. Aliás, quando do retorno do período seco o assunto volta a ser abandonado.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por