Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Ministra em MOC

Publicado em 09/08/2023 às 00:00.

A coluna colheu, com exclusividade, a informação de que a Ministra da Saúde, Nisia Verônica Trindade Lima, está agendando para a próxima semana visita oficial a Montes Claros. Na bagagem está a promessa de anunciar diversos benefícios, principalmente para hospitais da cidade em que inclui vários equipamentos. Ainda não ficou definido o local e o horário do encontro com dirigentes hospitalares e lideranças políticas da região. O anúncio da visita é atribuído ao deputado federal Paulo Guedes (PT).
 
Aliciadores de candidatos
É fácil perceber que na política a verdade é apenas um exercício de conveniência. Agora mesmo, estamos assistindo aliciadores de candidatos que para conseguirem formar chapa estão vendendo a ideia de que o partido, para ter direito a vaga terá que conseguir 80% do quociente eleitoral, mas que na distribuição da sobra vale quem for o mais votado dentre os que não conseguiram vaga direta. A única verdade é que é necessário os 80% para ter direito às vagas, mas que quem não tiver 20% do quociente eleitoral, nem na sobra entra. Dentro da lei 80/20, o substitutivo aprovado, de autoria do deputado Luis Tibé ( Avante-MG), define que só poderão concorrer à distribuição das sobras de vagas apenas os candidatos que tiverem obtido votos mínimos equivalentes a 20% do quociente eleitoral e os partidos que obtiverem um mínimo de 80% desse quociente.
 
Aumento da votação
O aumento da votação dos candidatos na proporcional em 2024 vale para todo país. O motivo pode ser creditado a fatores como a Lei 80/20 que obriga os partidos a terem 80% do quociente eleitoral e os candidatos 20%, incluindo na distribuição das sobras as fusões e federações, o que diminuirá o número de partidos na disputa; a decisão de que cada partido, ou federação, de só poder lançar o número de cadeiras na câmara mais um - quando até 2020 o partido poderia lançar o número de cadeiras mais 50%. Poderia citar ainda a exigência de que a chapa deverá contar com 30% de sexo oposto. Hoje, encontrar mulheres bem avaliadas eleitoralmente não é tarefa fácil. Devido a estes fatores é possível calcular que quem passar pela convenção, encontrará entre 30 a 50% de votos a mais para serem disputados.
 
Ponte do JK
É incontestável os benefícios que trará a nova ponte que está sendo construída, sobre a linha férrea, entre os bairros Floresta e JK. O que tem preocupado é a situação de comerciantes da Avenida Minas Gerais, próximo ao local, que simplesmente “cruzaram os braços” por falta de clientes, a exemplo de salão de beleza, oficina de motocicleta, hortifrúti, borracharia, serralheria e outros. Outra preocupação tem sido com alunos que estudam no bairro JK e moram no Floresta. Até agora não foi construída a prometida passagem para pedestre.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por