Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Ministra Cármen Lúcia

Publicado em 30/01/2024 às 00:00.

As últimas eleições serviu para que a população brasileira tivesse conhecimento dos bastidores dos três poderes, sendo que alguns deles eram idolatrados pela população. Hoje com a ajuda das redes sociais, na qual estão tentando silenciar, recebemos informação de tudo que acontece e o comportamento daqueles que ocupam cargos que decidem a vida da população. A este respeito vem a lembrança do dia 10 de maio de 2018 quando a Câmara de Montes Claros votou e aprovou projeto de autoria do então vereador Edmílson Magalhães concedendo à ministra do STF, Cármen Lúcia a honraria denominada de Placa Alferes José Lopes. O interessante é que naquela época o principal apelo era o fato da ministra presidir a suprema corte ser filha do Norte de Minas, tendo nascida em Montes Claros e morado na cidade de Espinosa. Sem querer aprofundar nos pormenores, o fato é que o tempo passou e hoje a referida ministra não tem mais clima para comparecer à Câmara de Montes Claros para receber a comenda que certamente fará parte da prateleira do esquecimento.

Analfabetismo
Dados recentes do IBGE que analisa a educação no país nos deixam pessimista em relação ao crescimento e a consolidação da nossa democracia. Os dados mostram que somente 15% dos brasileiros com mais de 16 anos estudam. O outro dado é que um em cada cinco brasileiro não estuda e nem trabalha. Se não bastasse os números mostram que 9,6 milhões da população com 15 anos ou mais não sabem ler ou escrever.. Se não bastasse, os dados mostram que 67% dos estudantes de 15 anos do Brasil não sabem diferenciar fatos de opinião. E por fim, a pesquisa mostra que 95% dos alunos saem do ensino médio sem conhecimento de matemática ou geografia.

Conhecimento liberta
É fato de que para setores do mundo político não existe qualquer interesse na educação e melhoria do conhecimento da população já que isto confronta o projeto de poder. Vale lembrar que o médico, cientista e ex-deputado federal Enéas Carneiro já dizia que o conhecimento humano é a arma mais poderosa que qualquer um de nós podemos ter. Frisava que só o conhecimento liberta o homem.

Newton Júnior
No final de ano, o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB) usou as redes sociais para mandar mensagem a eleitores do Norte de Minas. Quem assistiu ficou a impressão de que o parlamentar mora ali logo na esquina. Penso que o deputado deveria viver mais a região para se posicionar de forma tão íntima. No momento em que a região gritava por socorro em decorrência dos prejuízos causados pela seca, o parlamentar sequer se manifestou sobre o assunto. O deputado sabe que, com facilidade, de quatro em quatro anos consegue com facilidade convencer nosso eleitor que está acostumado a se alimentar de qualquer migalha.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por