Logotipo O Norte
Terça-Feira,13 de Maio
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Maior da América

Publicado em 10/07/2020 às 03:16.Atualizado em 27/10/2021 às 03:59.

O Norte de Minas se prepara para ser um dos maiores produtores de carne animal do país. O anúncio foi feito ontem, durante almoço, em São João da Ponte, entre os diretores do Grupo ARG, lideranças do município e o deputado estadual Arlen Santiago. A empresa, que já conta com criação de gado em sistema de confinamento no município, irá ampliar os negócios, investindo cerca de R$ 1,7 bilhão e gerando 1.500 empregos diretos. De início, serão investidos R$ 500 mil para aquisição de 50 mil bois. No projeto consta asfaltamento de 23 quilômetros de estrada, ligando a fazenda a São Pedro das Garças, e consequentemente, à Estrada da Produção; a geração própria de energia solar; criação de suíno, de ovelha e de peixe (tilápia). Apuramos que o projeto prevê a construção de fábrica de ração e frigorífico para o abate dos animais. A prioridade é a produção de carne angus. O que for produzido levará a marca Cara Preta.

Escolha do vice
A classe política de Montes Claros ainda sem saber como acontecerão as escolhas dos candidatos a vice-prefeito. A candidata Leninha do PT adiantou a discussão com o médico Emerson Guimarães. No Cidadania, o nome especulado é do ex-secretário Guilherme Guimarães (PSL). A curiosidade é que, num processo natural, a indicação do vice na chapa de Humberto Souto seria do deputado Gil Pereira (PSD), por ser entre os parlamentares da base, o que conta com apoio de diversos segmentos (grupo político). Os outros têm apenas simpatizantes e eleitores. Se confirmado o nome de Guilherme, a explicação estaria no fato do PSL contar com maior tempo de rádio e TV, além de maior volume de recurso do Fundo Partidário.
 
Recursos do Covid
Imprensa e autoridades têm se preocupado apenas com uma vertente da Covid-19, que é o número de infectados e o uso de máscara e álcool em gel. O grave é que parte das prefeituras não está aplicando os recursos que vem recebendo dos Governos Federal e Estadual, e de emendas para o combate a pandemia. Tem cidade em que o prefeito não gastou 40% do que foi recebido. Entendo que o Governo Federal deveria baixar portaria em que o município só receberá novos recursos, caso já tenha prestado conta das verbas recebidas anteriormente. Outra medida seria a obrigatoriedade da devolução, caso não tenha sido aplicado.
 
Sonho antigo
O governador Romeu Zema está agendando para até o final da primeira quinzena de agosto visita a Montes Claros para o anúncio oficial da licitação do projeto de implantação do Anel Rodoviário Norte (9,9 quilômetros), incluindo as alças laterais e iluminação. O anel liga a BR-251 a BR-135, sentido Januária. O chefe do executivo mineiro aproveita a visita para dar ordem de início das obras do Anel Rodoviário Sul, trecho entre a BR-365 e BR-135.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por