Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Mãos vazias

16/06/2023 às 08:04.
Atualizado em 16/06/2023 às 08:04

No final da década de oitenta, quando tive a oportunidade de trabalhar como correspondente do Jornal o Globo, do Rio de Janeiro, a editora da época pediu sugestão para elaboração da pauta em relação a reunião da Sudene que aconteceria em Montes Claros. Naquela oportunidade, citei a relação de governadores e ministro que participariam do evento. Como resposta recebi a orientação de que a matéria deveria ser em relação ao clima do encontro, ou seja, o lado prático da reunião, já que estas autoridades têm que estar em algum lugar e o simples fato de estarem em Montes Claros não gera notícia importante. O exemplo serve para o que vem acontecendo em nossa região, onde autoridades marcam encontro com nossas lideranças para discutir os problemas da região, vendem discursos que não apresentam soluções e nem trazem nada de concreto.

Conhecemos as demandas
Tanto o Governo Federal como o Governo Estadual conhecem de “cor e salteado” todos os problemas do Norte de Minas, inclusive as prioridades. Da mesma forma, tais problemas são também do conhecimento dos deputados e senadores votados na região. Diante das constatações, não podemos continuar sendo alimentados por discursos e reuniões improdutivas sem resultados práticos. Aliás, se colocarmos “na ponta do lápis” os gastos de deslocamentos destas autoridades, prefeitos, assessores e demais participantes, é bem possível que os recursos seriam suficientes para bancar as promessas.

Leão no Brasil
Com a possibilidade do atual vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (UB), disputar a chefia do município no próximo ano, pelo Cidadania é fato que alguns dos atuais vereadores estão propenso a filiar na agremiação para a disputa na proporcional, já pensando no chamado voto legenda, que é puxado pelo candidato na majoritária. O primeiro vereador a manifestar interesse em filiar ao União Brasil local foi o vereador Leãozinho, eleito pelo Podemos. Vale lembrar que a estratégia é a mesma usada na eleição passada pelo Cidadania, onde o prefeito reeleito, Humberto Souto, contribuiu para o aumento do número de vereadores, justamente em decorrência do voto da legenda.

Espinosa
No município de Espinosa a disputa majoritária já começa a ser costurada com alguns nomes sendo apresentados como pré-candidatos. O grupo do prefeito Milton Barbosa (PT) já definiu pelo nome do atual chefe de gabinete da Prefeitura, Marcelo Fernandes, que deve deixar o PP para se filiar ao PT. Por outro lado, a oposição, até o presente momento, apresenta três candidatos como pré-candidatos; sendo o ex-prefeito Lúcio Baleeiro, o advogado Márcio Cruz, atualmente lotado no gabinete do deputado Tadeuzinho e Beto Serafim (Avante), que foi candidato na majoritária em 2020.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por