Vários leitores com dúvidas em relação a nova legislatura eleitoral, também chamada de 80 por 20. A explicação é simples: o partido que fizer o quociente eleitoral, que no caso de Montes Claros ficaria em torno de 10 mil votos, elegerá um candidato direto com apenas 10% do quociente. Se fizer o dobro, no caso 20mil faria dois direto com apenas 10%. Mas se a agremiação fizer, por exemplo, 18 mil votos, o primeiro seria eleito direto, mas o segundo terá que ter 20%.
Sobra 80/20
Outra explicação que causou dúvida aos leitores diz respeito aos partidos que não conseguirem 100% do quociente eleitoral. Neste caso se o partido fizer entre 80 a 99% do quociente, o candidato para ser eleito terá que ter 20% e se não alcançar este número está fora da divisão das vagas
Interferência no processo
Tem candidatos na disputa majoritária vendendo a ideia de que tanto o governador Zema (Novo), como o presidente Lula (PT) terão influência direta na disputa eleitoral do próximo ano. Até prove ao contrário, historicamente na balança do processo eletivo municipal, as lideranças da esfera estadual ou federal, nunca foram decisivas na disputa para prefeito e nem vice-versa. A avaliação que o eleitor faz é pessoal e se restringe ao âmbito do município.
PSC/Podemos
Prevê como ficará o Podemos na disputa municipal de 2024 em Montes Claros hoje seria uma missão difícil. Hoje o partido conta com dois vereadores, sendo eles Marcos Nem e Stalin Cordeiro. Isto sem contar com a ex-vereadora Julinha que até a semana passada ocupava uma cadeira na Câmara; A mudança de momento se deve a fusão entre o PSC e o Podemos, sendo que no acordo o PSC desaparece. Diante do desenho resta saber se haverá ou não mudanças quando da abertura da janela.
Do Leitor
Oi Aldeci ! Admiro muito seu trabalho como jornalista, sou leitor assíduo da sua coluna. Gostaria de saber como estão as obras do Rodoanel e se tem data de término? Abraço Fernando Souza Santos. RESPOSTA: Fernando, a expectativa é de que o primeiro trecho que vai da BR-251 ( Leite na Pista) até a Estrada da Produção tem prazo de conclusão para fevereiro do próximo ano. Já no trecho que vai da Estrada da Produção a BR 135, sentido Januária a expectativa é de que a licitação da obra aconteça no mês de abril de 2024 e a conclusão da obra em 2025.
São Romão
Em São Romão a disputa majoritária nas eleições de 2024 já está praticamente definida. O candidato da oposição será Alan Soares do PT. O candidato do grupo do prefeito Marcelo Meireles, que cumpre o seu segundo mandato, ainda não está definido, mas a princípio o nome seria do ex-prefeito Léo de Valdir (PSDB).