Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Largada e chegada

Publicado em 17/05/2024 às 00:00.

Costumamos dizer que em política o que vale não é a largada, mas sim a chegada. Diante de tal constatação é que lembramos aos leitores que a análise política só server para aquele momento e qualquer vírgula fora do lugar muda todo o processo. Em Montes Claros,hoje por exemplo, num provável segundo turno das eleições o candidato da situação Guilherme Guimarães (UB) estaria na disputa, mas sem uma definição do concorrente. Enxergamos as candidaturas de Délio Pinheiro (PDT), Maurício da Santa Casa(PL), Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PSB) bem próximas umas das outras. O quadro só começará ser melhor analisado após as convenções.
 
Abastecimento de água
Recebi informação do técnico em recursos hídrico e meio ambiente, José Ponciano Neto dando conta que nesta semana a barragem de Juramento está com 94,39% de sua capacidade. O fato de Montes Claros ser abastecida por outras fontes é que traz para a população certa tranquilidade. Contudo, segundo ele, recente pesquisa do Instituto Trata Brasil, das águas captadas e tratadas pela Copasa a perda é de 47.06%, tornando a cidade uma das mais vulneráveis do Brasil, no que se refere ao desperdício de água por parte da companhia. O resultado é o aumento no preço da tarifa.
 
SPVAT
Independente das explorações políticas relacionadas à aprovação no Congresso Nacional do SPVAT, antigo DPVAT, o certo é que o prejuízo que trará para os proprietários de veículos não se restringe ao valor a ser cobrado pelo Governo Federal. Assim como ocorria com a antiga cobrança, o novo seguro obrigatório resultará em multa e pontos na CNH do motorista. De acordo o texto aprovado, os proprietários que não pagarem o seguro estão sujeitos a multa de R$ 195,23, com a infração sendo considerada de natureza grave, implicando na adição de 5 pontos na carteira de motorista.
 
Encontro PL
A direção estadual e municipal do PL já está na fase final de mobilização para o Encontro Regional que acontece às 19 horas desta segunda-feira no Portal de Eventos em Montes Claros.
 
Vice contra prefeito
Acordo e decisões que numa situação normal é considerado improvável na política e que acaba acontecendo, só existem porque o jogo que impera na política é da conveniência. Normalmente o casamento entre o candidato a prefeito e o vice é feito sem que os noivos se conheçam um ao outro. Um exemplo claro é o município de Engenheiro Navarro, onde o desenho político em 2024 seria improvável pensar no que poderá acontecer. É que o atual prefeito Hugo Felipe (PSD) vai para a reeleição e deve ter como principal adversária, justamente a ex-vereadora e a sua atual vice-prefeita, Luciana Nazare (PT) como adversária. De qualquer forma, levantamentos para consumo interno colocam Hugo na dianteira do processo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por