Mesmo que não seja verdade, a ideia que a população vem carregando é a de que está existindo uma invasão de poderes no país, onde o Executivo passou a ser um mero cumpridor de determinações, seja do Congresso, seja do STF. A ideia de que são poderes harmônicos, porém independentes, não parece existir na prática. Penso que está havendo má-vontade com relação ao atual governo. Aos poucos estão retirando os poderes constitucionais do Executivo. Mesmo não sendo operador do direito, entendo que, em alguns casos, denúncias estão sendo analisadas de forma subjetiva. Ainda bem que pensar não é crime…
Formação de soldado
Divulgamos nesta semana que estava previsto para este mês de maio, em Montes Claros, o início da escolinha de formação militar para os aprovados no último concurso e que, em decorrência da Covid-19, foi adiado para novembro ou dezembro. A este respeito, recebemos informação do comandante da 11ª Regional da Polícia Militar, coronel Wanderlúcio Ferraz, de que as informações estão corretas, mas pontuou que, a princípio, o curso de formação de soldados no interior está previsto para ter início em 1º de setembro.
Dário Rutier
Ontem recebemos com tristeza a notícia do falecimento do ex-secretário de Obras do Estado, Dário Rutier Duarte, responsável por diversos benefícios para o Norte de Minas, principalmente na gestão do governador Hélio Garcia. Dário estava constantemente na região, onde era proprietário de fazenda na região de São Francisco e imóveis em Montes Claros.
Número de partidos
Na eleição deste ano em Montes Claros teremos 20 partidos disputando cadeira na Câmara Municipal. A expectativa é a de que o número de candidatos seja superior ao do pleito de 2016, quando em torno de 320 candidatos participaram da disputa. Para este ano, a previsão é a de que o número ultrapasse 500 candidatos. Estamos levando em consideração que nem todos os partidos conseguirão concorrer com chapa completa.
Submeter ao TRE-MG
Mesmo na véspera do TSE divulgar a lista dos filiados dos partidos, o que define quem tem direito a disputar a eleição, ainda tem dirigente de agremiação entendendo que existe a necessidade de submeter a relação ao TRE-MG. Acontece que hoje o dirigente partidário faz a filiação diretamente no sistema, o que já fica à disposição dos cartórios eleitorais e, consequentemente, do Tribunal.
Medidas desumanas
Já divulguei em outras postagens que não sou contrário às medidas de isolamento social como forma de evitar a proliferação do coronavírus. Entretanto, considero, no mínimo, desumano que governadores e prefeitos adotem medidas restritivas para a população, sem oferecer a mínima condição de sobrevivência a pessoas nem a empresas.