Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Hipocrisia midiática

Publicado em 10/02/2023 às 02:00.

Em política, para se manter no poder ou atacar o adversário, a tática a ser utilizada é criar fato, mostrar apenas a verdade que interessa e quando o assunto estiver esgotando, e criar nova narrativa. Para alcançar este objetivo, é necessário contar com a imprensa, mesmo que precise comprar a consciência de seus proprietários. A etapa seguinte é o controle sobre o Congresso Nacional, colocando na direção quem aceite implantar as imposições do Palácio do Planalto. Quanto ao Judiciário, não precisamos comentar, já que o perfil é do conhecimento da população. 
 
Narrativas
Quando se trata de assessoria de imprensa, o bê-á-bá do marketing é que você deve criar fatos que interessam aos holofotes e aos interesses da imprensa. Quando o assunto estiver esgotando, a tática é criar um novo assunto. No momento, no Brasil, as narrativas dos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília já não rendem mais interesse midiático. O assunto, agora, é a situação crítica de saúde vivida pelos índios Yanomamis. Entendo que o Governo faz o correto ao socorrer aquela população, disciplinar a exploração de minério e frear o desmatamento. Entretanto, não faz sentido jogar para baixo dos tapetes outros graves problemas que vêm acontecendo no Brasil, como só existissem a região amazônica em nosso país. Descaradamente, os fatos que estão construindo tem como objetivo desviar a atenção da população para fatos graves que começam a surgir.
 
Eleição municipal 
É possível cravar que, se o grupo do prefeito Humberto Souto (Cidadania) conseguir eleger o seu sucessor, cerca de 90 dos atuais secretários estarão fora dos cargos. Numa avaliação rápida, é fácil concluir que poucos conseguiram produzir ou corresponder à função assumida. Tem secretário em Montes Claros que, desde o início da pandemia, em 2020, continua em home office. Aliás, se fizermos pesquisa junto à população ou a própria imprensa sobre o nome dos secretários do município, raros serão os que conseguirão acertar. 
 
Distrito Industrial
Várias empresas estão deixando de aportar em MOCpor falta de terreno. O Distrito Industrial II, criado para atender a demanda, continua com pendências junto ao MP – o que deve ser resolvido ainda neste primeiro semestre, conforme apurou a coluna. O problema foi criado quando tentaram levar para o local a fábrica da New Holland, o que não passou de um conto de fada. Na época, foram feitos vários compromissos junto ao Ministério Público, que até hoje estão sendo resolvidos.
 
Novas empresas
Montes Claros está na véspera de receber dois novos projetos industriais – empresas que atendem demanda da área farmacêutica. Na próxima coluna comentaremos o assunto.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por