Desde o primeiro mandato do governador de Minas, Zema (Novo), comentamos sobre a sua falta de “traquejo” para lidar com a imprensa. O setor de comunicação e a engenharia política do Governo não funcionam. Se não bastasse, o chefe do executivo carrega com sigo trecho de música de Raul Seixa Metamorfose, que diz sobre “aquela velha opinião formada sobre tudo”. Por ser da iniciativa privada, trata os servidores públicos com desdém, em especial os profissionais da área de segurança. Zema tinha tudo para concluir seu segundo mandato com êxito, inclusive credenciando para uma das vagas no Senado em 2026. Pelo visto vai na contramão do processo.
Visita de Lula
O deputado e pré-candidato a prefeito por Montes Claros, Paulo Guedes (PT), através de sua assessoria, encaminhou informação a coluna dando conta de que na terça-feira (21) esteve com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto, tendo o chefe do executivo se comprometido a visitar o Norte de Minas para debater com candidatos a prefeito e a vereadores alinhados com o Governo as eleições municipais deste ano. A data da visita ainda não foi definida.
Candidatura única
Mesmo sendo cedo para cravar uma definição sobre o processo eleitoral deste ano é possível prever que em vários municípios a eleição será com candidatura única. Entre os municípios podemos citar o caso de Couto de Magalhães de Minas, onde o atual prefeiro José Eduardo (Podemos) deverá buscar reeleição como candidato único. Também em Gameleira o candidato Carlos Oliveira (PRB), apoiado pelo atual prefeito Gilmar Rodrigues, não deve ter adversário na disputa
Mensagem de Bolsonaro
Tenho dito que a estrada que a direita irá percorrer em Montes Claros ainda não está definida. O desenho é que estarão unidos em especial contra a esquerda representada pelo PT e o PDT. A este respeito chamou atenção durante Encontro Regional do PL, onde foi apresentada a pré-candidatura de Maurício Sérgio a Prefeitura de Montes Claros, durante a sua fala o deputado federal Nikolas Ferreira ligou para o ex-presidente Bolsonaro que imediatamente mandou uma mensagem, que posteriormente foi reproduzida por alguns sites. Todos esperavam que ele faria referência ao lançamento da pré-candidatura, o que não aconteceu. Bolsonaro se limitou a cumprimentar os presentes desejando um bom encontro. A este respeito não é preciso lembrar o seu bom relacionamento com o prefeito Humberto Souto que na campanha de 2022 abraçou o projeto de reeleição, fazendo com que Bolsonaro fosse majoritário no segundo turno do pleito.
Assessor candidato
O advogado Cláudio Márcio, que assessora o vereador Raimundo do INSS (PDT), está sendo cotado para ser candidato a vereador pelo PSD, onde está filiado