Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Fim do prazo

27/03/2020 às 00:59.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:06

Em meio a limitação de movimentação neste período de pandemia da Covid-19 e com o fim da coligação na proporcional, é grande o número de dirigentes partidários que estão perdendo o sono por até agora não terem conseguido montar chapa de candidatos a vereador. A preocupação aumenta no momento em que terão apenas uma semana para conclusão dos trabalhos. É que no dia 4 de abril fecha a “janela partidária” e o fim da filiação para quem vai participar da disputa como candidato.

Proibido reunir
Para agravar a situação dos partidos políticos, que lutam contra o tempo para conseguir montar chapa de candidato na proporcional, as portarias dos governos federal, estadual e municipal limitam a movimentação da população, bem como proíbem a realização de reuniões nestes tempos de Covid-19. Isso complicou mais a situação. É que as agremiações nesta reta final de filiação de pré-candidatos a vereador estão esbarrando nas medidas.
 
Dificuldades financeiras
Se antes as medidas para conter a Covid-19 já vinham preocupando os pré-candidatos na disputa proporcional, agora é que a situação piorou. A expectativa é de que a desistência seja maior do que previsto. Motivo: vai faltar estrutura financeira.
 
Emenda para Saúde
Continuo com o pensamento de que o Congresso Nacional necessita com urgência disciplinar os 50% dos recursos de emenda parlamentar destinados a área de saúde. O problema é que não existe critério para aplicação e normalmente não chega na ponta. Quase totalidade dos recursos tem sido utilizada para ampliação de área física ou compra de equipamento de uso coletivo. Uma das exigências deveria ser o de aplicação dos recursos em medidas que beneficiam diretamente os usuários do SUS. Obras estruturais só em casos excepcionais ou para atender diretamente ao sistema.
 
Comércio local
Considero positivo o movimento deflagrado por entidades de classe, incentivando o apoio aos pequenos empreendedores da região neste momento de restrição provocado pela Covid-19. A proposta é priorizar o açougueiro, a mercearia, padaria, salão e o comércio de modo em geral, do bairro. A lógica é que os grandes comerciantes contam com estrutura para suportar este momento de crise. O Sebrae é uma das entidades a abraçar a proposta.
 
Exposição Janaúba
O principal evento social de Janaúba, que é a exposição agropecuária regional, promovido pelo Sindicato Rural, continua na agenda deste ano. O evento está marcado para o período de 5 a 14 de junho, o que vale dizer que restam 70 dias até lá. A este respeito, o presidente do sindicato, Zé Aparecido Mendes, comentou que por enquanto está mantido e que não pode correr o risco de cancelar contratos e depois ter que rever. Ele acredita que até lá o país já retornou à normalidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por