A coluna foi a primeira a divulgar que o deputado estadual Arlen Santiago havia puxado a fila das mudanças de partido com o anúncio de que estava deixando o PTB para se filiar no Avante. Com a abertura da janela para a transferência de partido, que começa nesta quinta-feira, o parlamentar anunciou para esta segunda-feira (7), às 19h, na sede do Cimams, a assinatura da ficha no Avante. O evento contará com a participação do presidente Nacional da agremiação, deputado federal Luis Tibé.
Mudança de partido
Nesta sexta-feira, a Assembleia de Minas estará movimentada com vários deputados anunciando a mudança de partido, aproveitando a janela eleitoral. Algumas movimentações chegaram à coluna, mas não foram confirmadas pelos parlamentares.
Fim dos partidos
Sem que o eleitor e a maioria da classe política perceba, assistimos o fim dos partidos políticos, cujos estatutos se transformaram em apenas peça de retórica. Primeiro, que a ideologia passou a ser apenas objeto de interesse pessoal. Fica claro que a cada reforma eleitoral os parlamentares retiram a autonomia e a identidade das agremiações para tentarem se perpetuar no poder. Temos como exemplo a instituição da coligação, que hoje se transformou em federação, as janelas para mudança de partido e outros. A estes fatores entendo como subterfúgio e hipocrisia para preservar eternamente mandatos.
A morte faz parte
Além da discussão em torno da duplicação das rodovias que cortam o Norte de Minas, a classe política que representa a região tem a obrigação de buscar junto às autoridades ligadas ao transporte e ao trânsito neste Estado e neste país uma maior fiscalização, principalmente nas condições em que estão trabalhando os motoristas. Não é normal os índices de acidentes envolvendo principalmente caminhões, carretas e outros veículos. É preciso dobrar a fiscalização para saber em especial as condições dos motoristas, cuja grande parte excede o tempo no volante ou utiliza drogas para se manter acordada.
Contradição
Jamais usarei este espaço para me manifestar a favor deste ou daquele candidato à presidência. Usarei sempre para divulgar as verdades dos fatos. Entretanto, não tenho como deixar de questionar noticiários da imprensa e institutos de pesquisas que anunciam larga vantagem de Lula em relação a Bolsonaro e, ao mesmo tempo, divulgam que o presidente tem provocado tumulto por onde passa.