Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Falta entendimento

Publicado em 23/06/2020 às 01:20.Atualizado em 27/10/2021 às 03:50.
A coluna se antecipou à imprensa nacional quando, na semana passada, comentamos que o adiamento das eleições municipais vinha sofrendo resistência dos deputados. É que eles estão sendo pressionados pelos prefeitos. Neste fim de semana, este foi o principal prato dos jornais de circulação nacional. O que não consegui entender é a decisão do Senado de votar a PEC do adiamento, mesmo sabendo que não existe consenso na Câmara Federal. A proposta é adiar de 4 de outubro para 6 de dezembro e o segundo turno acontecer em 20 de dezembro. Vale ressaltar que a resistência vem das bancadas do DEM, PP, PL, MDB e Republicano.
 
Calendário eleitoral
Chama a atenção na proposta de adiamento das eleições deste ano o fato de que os prazos do calendário eleitoral continuarão os mesmos, quando deveriam acompanhar o adiamento. Na próxima terça-feira (30), por exemplo, pré-candidatos que apresentem programas de rádio ou TV ficam proibidos de continuar a fazê-lo.
 
Precedente perigoso
Os últimos acontecimentos no país têm servido para mostrar, de forma clara, as brechas ou má interpretação da Constituição Federal, ficando evidente a necessidade de reformulação por parte do Congresso Nacional. Agora, por exemplo, surge um precedente perigoso, onde qualquer crítica a uma autoridade, principalmente do Judiciário, é entendida como ato antidemocrático. Entendimento de operadores do direito é de que o autoritarismo do Judiciário é pior do que a ditadura do Executivo.
 
Novo supermercado
Aos poucos, grupos de supermercados de outras regiões do Estado vêm tomando conta dos quatro cantos da cidade de Montes Claros. Agora mesmo, a coluna apurou que nos próximos dias será anunciada a construção de um novo hipermercado em uma das saídas da cidade. A coluna já apurou o local e o proprietário do terreno, mas atendendo a pedido da fonte, divulgaremos em momento oportuno.
 
Candidato do DEM
Mesmo de forma acanhada, em Montes Claros, o DEM já decidiu que terá candidatura própria à prefeitura do município. A decisão é para atender recomendação da direção nacional. A determinação foi uma exigência do senador Rodrigo Pacheco que, inclusive, apresentou o nome do advogado Álvaro Guilherme, que é ligado ao parlamentar e ao presidente da agremiação no município, o ex-prefeito Jairo Ataíde. Nas pesquisas de consumo interno, o referido candidato ainda não aparece na fotografia.
 
Home office
Tanto a população como os próprios servidores estão se queixando de dificuldades em buscar solução para resolver problemas junto a órgãos, tanto do Estado como da União. Em Montes Claros, a queixa vem acontecendo com relação aos órgãos ambientais, Dnocs, Codevasf, Idene e outros. A solução de problemas que seriam simples tem se transformado em verdadeira novela.
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por