Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Exército Brasileiro

Publicado em 21/04/2023 às 01:00.

Na noite de quarta-feira (18) estive no 55º BI do Exército em Montes Claros, quando aconteceu a solenidade de entrega da boina aos soldados engajados e comemoração do dia do Exército. Acostumado a acompanhar os eventos daquela unidade, confesso que o clima não era o mesmo de eventos anteriores. Aquela vibração, entusiasmo e orgulho que sempre contagiou a todos, parecia distante.

PATRIOTA
No momento em que a população vem perdendo a credibilidade e a confiança nas instituições, em especial nos três poderes, a contaminação acaba atingindo pilares da democracia, como é o caso das Forças Armadas, que tem como objetivo defender a Pátria e garantir os Poderes constitucionais, a ordem e a lei. Nessa toada estão colocando no mesmo cenário a Polícia Federal, que também sempre manteve e contou com o respeito e a confiança da população.

DENUNCISMO
Os últimos fatos mostram que o Congresso Nacional se acovarda no momento em que permite que poderes ajam de acordo com a conveniência, amparado pelo manto encardido de setores da imprensa. De uma hora para outra rasgaram a nossa Constituição, que foi substituída pelo “crime de denuncismo”, alimentado pelo “achismo”. Não vale o que determinam as leis do país, mas sim o ângulo pessoal com que os guardiões da Lei interpretam.

CPI DE 8 DE JANEIRO
Leitores querendo saber a minha opinião em relação a posição da base governista que agora se manifesta a favor da abertura da CPMI, que investigará os acontecimentos de 8 de janeiro. Na verdade, não estão e nunca estiveram a favor das investigações. Depois de não conseguirem a retirada de assinaturas suficientes para barrar e da divulgação das imagens das câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto, tentam salvar a pele. Sabem que se não se manifestarem favorável não terão clima e nem autoridade para participar da comissão.

AVALIAÇÃO DE PREFEITOS
Antecipar qualquer resultado das eleições de 2024, na disputa majoritária no Norte de Minas, seria intempestivo. Entretanto, é fato que a maioria dos prefeitos do Norte de Minas estão bem avaliados pelo eleitorado. A expectativa é de que o índice de reeleição seja superior ao de 2020. Em relação a quem pretende eleger o seu sucessor, segue a mesma análise, mas temos que levar em consideração que transferir votos é mais difícil.

ALINE BASTOS
Fazendo um exercício de futurologia é possível dizer que se a advogada Aline Bastos (PL) não for impedida, juridicamente, de disputar as eleições de 2024, as suas chances de conseguir uma cadeira na Câmara de Montes Claros aumentarão e muito. A sua prisão, com a acusação de ter participado em Brasília-DF, dos atos de 8 de janeiro, reacendeu um sentimento junto aos eleitores da direita, principalmente seguidores de Bolsonaro (PL).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por