Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Estaca Zero

Publicado em 06/06/2024 às 20:04.

Imaginei que com o fim do prazo de desincompatibilização de secretários seria possível fazer a leitura do nome a ser escolhido pelo prefeito Humberto Souto ( Cidadania) como vice-prefeito na chapa encabeçada por Guilherme Guimarães (UB). Com o pedido de exoneração na quarta-feira, do procurador-geral, Otávio Rocha (PP), dos Secretários de Serviços Urbanos, Vinicius Versiani (PSD) e de Agricultura, Osmani Barbosa (Republicanos), tudo volta à estaca zero, já que os três continuam cotados para ser o escolhido. O surgimento de outro nome fruto de acordo com outra agremiação não é descartado, já que faz parte do processo, mas difícil de acontecer.

Maioria dos partidos
Se de fato for concretizado nas convenções informação passada por fonte ligada à administração municipal de Montes Claros, a candidatura de Guilherme Guimarães contará com o apoio entre 10 e 13 partidos, o que na prática resultaria em 60% do tempo de rádio e TV. Foi repassado a este jornalista a relação de 10 agremiações, mas para evitar qualquer tipo de especulação, uma vez que até a convenção mudanças poderão acontecer, preferimos no momento não citar.

Nova Porteirinha
Pesquisa de consumo interno tem colocado a ex-deputada estadual, Elbe Brandão, em situação privilegiada na disputa pela prefeitura de Nova Porteirinha. Ela já definiu seu companheiro de chapa, tendo escolhido o empresário rural, Nilsinho da Banana.

Ninho petista
Em Montes Claros, nem os próprios petistas estão conseguindo fazer a leitura do que pode acontecer com a agremiação na disputa majoritária, apesar do deputado federal Paulo Guedes afirmar que é mesmo candidato a prefeito este ano. Estive conversando com um dos nomes ventilados para fazer parte da chapa como vice, mas este jurou que ainda não tem nada definido. A única garantia apresentada é que poderá haver surpresa. Na minha análise, a única surpresa fora do contexto apresentado até o momento seria a apresentação de outro nome no lugar de Guedes, ou até mesmo a retirada da candidatura majoritária.

Leitura nacional
Desde o início da discussão do processo eleitoral em Montes Claros, comentei neste espaço que a decisão de candidatura majoritária no ninho petista passa por uma avaliação e decisão da direção Nacional do PT. Pensando nas eleições de 2026, o partido não se sentiria confortável se o candidato lançado pela agremiação permanecer na quarta colocação, posição que aponta as pesquisas. Diante desta leitura, o projeto é sair fortalecido na região. Este desenho é fácil de perceber com as andanças do deputado federal Paulo Guedes (PT), que nos finais de semana tem dedicado seu tempo na visitação de suas bases pela região. Em Montes Claros no momento não tem feito muito “rasto”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por