Certamente muitos leitores devem estar estranhando o fato deste jornalista não ter feito qualquer comentário em relação ao que vem enfrentando a Câmara Municipal de Montes Claros depois de ter constatado um déficit nas contas, atribuído a falha no software. É fato de que o assunto vai gerar outros episódios. Entretanto, por questões éticas não me sinto à vontade para aprofundar no assunto. Se por ventura sair em defesa da Câmara será entendido como corporativismo, já que sou funcionário efetivo da instituição. No caso de criticar fatos e personagens, será entendido como falta de ética já que não é de bom tom expor a confiança em você depositada pelo órgão.
Diplomação e eleição
A diplomação dos candidatos a vereador eleitos em 6 de outubro, que estava prevista para acontecer no dia 18 de dezembro, foi antecipada pela justiça eleitoral em Montes Claros para o dia 11. Com a decisão a data limite para apresentação das chapas que concorrerão a direção da Câmara do dia 23 passa para o dia 16 de dezembro. A explicação é que o regimento interno determina que o prazo final para apresentação de chapas será três dias após a diplomação.
PT e a pauta do dia
Que a esquerda vem perdendo campo todos já sabem. Entretanto, o que chama a atenção é o fato de que o principal partido de esquerda que é o PT simplesmente vem encolhendo não só em nível nacional como também nos Estados e municípios. É preciso que a agremiação se envolva em pautas que sejam de interesse da população, da classe trabalhadora e que venha de grupo contrário. O que não pode é ficar de braços cruzados vendo tudo acontecer. Vale salientar que o fortalecimento do partido passa primeiramente pelos municípios, depois pelo Estado e por último pela federação.
Cumprimento de promessas
Seria importante que os congressistas comprometidos com a população inserissem na constituição de texto obrigando os eleitos o cumprirem com as promessas de campanha. Em 2022, por exemplo, o presidente Lula (PT) criticou duramente o preço da gasolina e após assumir o que fez foi aumentar ainda mais, hoje estando em torno de R$ 6,30. Da mesma forma temos as promessas relacionadas com alimentos, a exemplo de que o pobre voltaria a comer picanha e andar de avião. Muitos votaram acreditando que tais promessas seriam efetivadas.
Compasso de espera
Em decorrência da chegada das chuvas, e por ser final de mandato, as prefeituras de toda região praticamente pararam suas atividades limitando a realização do básico. A preocupação passou a ser o fechamento das contas, uma vez que a lei não permite transferência para outra legislatura. A preocupação principal vem daqueles que não conseguiram se reeleger, ou não fizeram sucessor.