Logotipo O Norte
Sexta-Feira,16 de Janeiro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Emendas para a região

Publicado em 15/01/2026 às 00:00.

Prefiro não citar nomes para não constranger e envolver parlamentares eleitos pela própria região e que foram majoritários em alguns municípios por aqui e preferiram mandar as emendas para outras cidades. A notícia foi divulgada no site do Ofator. Entendo que o sensato é que os deputados citados se manifestem sobre o assunto. A matéria que traz os nomes e os municípios onde estes foram majoritários cita que 60º das dez cidades com menor repasse de emendas parlamentares em Minas foram ignoradas até pelos mais votados. Prefiro que o eleitor visite o referido site para saber os nomes dos deputados citados. De qualquer forma o espaço está aberto para publicação da justificativa.
 
Igrejas envolvidas
Uma das notícias desta semana, no mundo político, foi as declarações da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) de que a CPMI identificou grandes igrejas em esquema de fraudes e que em decorrência do fato vem sofrendo pressão para não prosseguir. Primeiro entendo que não se deve culpar as igrejas por padres e pastores corruptos, ou por terem cometido crimes sexuais. A obrigação dos parlamentares, da justiça, ministério público e polícia é levantar os fatos, processar e condenar as pessoas envolvidas. Quase a totalidade dos fiéis que vão às igrejas buscarem a palavra de Deus são honestos e vão ali movidos pela fé. Aliás, em templos religiosos, justiça e farda militar são os melhores locais para corruptos e criminosos se esconderem.
 
O que vale é a narrativa
Infelizmente no Brasil para ser candidato a cargo eletivo e conseguir conquistar o eleitorado não é preciso apresentar um currículo de serviço prestado à comunidade ou capacidade para ocupar a função de representante do povo. É preciso encontrar uma narrativa que agrada e convença a população. A situação é tão grave que você pode durante o processo apresentar fatos e números inverídicos com a certeza de que a verdade somente aparecerá após a deflagração do pleito eleitoral. O mais triste é que após a eleição ninguém é punido por ter enganado o eleitor com a narrativa.
 
Homens livres
Existem frases que parecem terem sido feitas justamente para explicar o momento que estamos vivendo aqui no Brasil. Um exemplo é a frase atribuída a Raymond Aron que foi um filósofo, sociólogo, jornalista e cientista político francês, conhecido por sua análise crítica do marxismo e a defesa do liberalismo. Uma de suas frases diz o seguinte:” Nada é mais incompreensível do que ver homens livres admirando regimes que negam a própria liberdade”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por