Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Eleições municipais

Publicado em 09/02/2023 às 02:00.

Com o cenário político nacional voltando à normalidade, apresentando tendência de desarme dos palanques, as atenções começam a se voltarem para a eleição municipal. A este respeito, temos o cuidado de apresentar fatos e tendências, evitando especulações. Alguns nomes começam a aparecer nos holofotes do processo, mas apenas compondo o cenário. De concreto é o interesse de alguns agentes políticos em se apresentar para ser o indicado do partido ou de um grupo. De concreto teremos o candidato do grupo do prefeito Humberto Souto, da oposição liderada pela vice-presidente da Assembleia, Leninha (PT) e do ex-prefeito Ruy Muniz, que não abre mão de participar do processo.
 
Tadeuzinho candidato?
Antes mesmo de ser eleito presidente da Assembleia de Minas, o nome do deputado estadual Tadeuzinho (MDB) já vinha sendo citado na disputa pela direção da prefeitura de Montes Claros – o que não deixa de ser um fato natural. A exemplo de quando decidiu concorrer à direção do Legislativo, ele se manteve calado, trabalhando apenas nos bastidores. O mesmo deve acontecer em relação ao pleito municipal. Entretanto, tomando como base processo histórico, a chance de concorrer ao Executivo é pequena. O natural é que um prefeito em ascensão busque espaço no Estado ou na União, e não o contrário. Hoje, Tadeuzinho, com apenas 36 anos, é um líder estadual com influência em todos os setores e, certamente, pensa em voos mais altos. Sabe que a disputa municipal não é garantia de vitória e que pode interromper parte dos projetos que tem. 
 
Jornalismo investigativo
Aos poucos estamos assistindo ao fim do chamado jornalismo investigativo, totalmente contaminado pelo jornalismo militante imposto pelos próprios órgãos de imprensa – ou por profissionais que, por razões diversas, aceitaram se submeter à verdade vista de apenas um anglo. Podemos afirmar que somente no futuro é que saberemos, de fato, as verdades do dia 8 de janeiro, envolvendo tanto personagem da direita, como da esquerda. É fato que as imagens divulgadas até agora foram previamente selecionadas. Neste mesmo rastro está a novela que envolve os Yanomamis. Qual a parte que toca Brasil e Venezuela? Procedem ou não as denúncias do ex-ministro Aldo Rabello de que a maioria dos recursos minerais nas áreas indígenas são exploradas pelos próprios índios? Se confirmado, certamente a grande imprensa não tem o interesse de divulgar.
 
Carlos Viana
Já não convence mais as explicações do senador Carlos Viana para justificar a mudança de partido. Anunciou que está deixando o PL para se filiar ao Podemos, justificando ter sido preterido na disputa ao Governo de Minas. Com quatro anos de mandato, mudou de partido quatro vezes.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por