Sempre fiz questão de lembrar aos leitores que análise política só serve para o momento e uma simples movimentação pode mudar o rumo da história. Outro fato que o leitor deve considerar é que hoje a movimentação política é global e um fato que venha acontecer em outro país pode mudar até mesmo a história e o resultado do seu município. Agora mesmo estamos assistindo todo tipo de comentário e análise política em cima da prisão do ditador da Venezuela Nicolás Maduro. A única certeza que temos é que de uma forma ou de outra o fato deve mexer no tabuleiro da política nacional e que1 terá outros desdobramentos que atingirão personagens da política nacional e de outros poderes. Quem viver verás.
Procurando culpado
A decisão dos Estados Unidos em interferir na vida da Venezuela prendendo o ditador venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, tem provocado todo o tipo de comentário e busca de culpados aqui no Brasil. É fato que a questão também tem como ingrediente o viés político da luta da direita contra a esquerda e do combate a ditadura. Entretanto, existem outros interesses que os Estados Unidos não escondem, a exemplo da volta da exploração do petróleo por parte de empresas americanas e o fim da exclusividade da venda para a China. De qualquer forma, as razões são diversas e somente os próximos acontecimentos é que vão esclarecer.
CPMI do INSS
A mídia bem como as redes sociais vivem de fatos relevantes, independentes de serem ou não importantes. Estes fatos acabam servindo como “ uma cortina de fumaça” para ocultar, ou colocar em segundo plano o que estava no primeiro plano anteriormente. É o caso das investigações e do CPMI relacionada ao rombo no INSS e que envolve principalmente autoridades que estão no poder. No momento os holofotes estão voltados para o caso Nicolás Maduro que não poderia ser diferente.,
Aécio Neves
O ex-governador de Minas e ex-senador, Aécio Neves, que recentemente assumiu a presidência nacional do PSDB, esteve nos últimos anos afastado da mídia para fugir de holofotes negativos. Agora ressurge das cinzas para tecer comentários sobre assuntos polêmicos. Agora mesmo divulgou nota sobre a prisão de Maduro. O interessante é que suas opiniões não têm sido levadas a sério pela classe política ou simpatizantes. Fica claro que a tentativa de querer agradar os dois lados ( esquerda e direita) contamina as postagens.
Milton Friedman
O influente economista norte-americano Milton Friedman (1912-2006), que inclusive ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1976 eternizou a frase que diz: “ Nós temos um sistema político que aumenta impostos sobre o trabalho e subsidia o não trabalho” Até parece que fez a frase pensando no Brasil.
