Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Dinheiro da saúde

07/05/2020 às 02:10.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:26

Em nenhum momento queremos colocar em dúvida a idoneidade moral das pessoas que cuidam da saúde em Montes Claros. Entretanto, achamos prudente que a prefeitura preste contas de onde estão sendo usados os recursos que chegaram para a saúde, principalmente como suporte para as medidas de combate à Covid-19. O último valor disponibilizado pelo governo federal foi de R$ 15 milhões e a expectativa é a de que nos próximos dias cheguem mais R$ 50 milhões. É muito dinheiro. Aliás, neste momento, investir em obra física não tem qualquer justificativa.

Repasse aos hospitais
Além da necessidade de a Prefeitura de Montes Claros e do governo do Estado prestarem contas à população de como estão sendo usados os recursos federais para o auxílio ao combate à Covid-19, torna-se necessário que também seja apresentado o volume de recursos que estão sendo repassados aos hospitais. Com o cancelamento das cirurgias eletivas e a diminuição do número de atendimento hospitalar, é importante que seja prestado conta. Aliás, orientar a população dos serviços, principalmente exames, que estão à disposição, também é necessário.
 
Favela da Matriz
Torna-se desnecessário comentar sobre a situação crítica e degradante em que se encontra a Praça da Matriz, hoje também conhecida como Praça da Favela. O que tem nos intrigado é a Secretaria de Desenvolvimento Social argumentar que não resolve o problema pelas dificuldades impostas pelo Ministério Público. Como a saúde, tanto dos moradores em situação de rua que ali fizeram morada e da população em geral está sendo colocada em risco, é necessário que o assunto seja discutido com toda a sociedade. Se for o caso, judicializando.
 
Dupla filiação
A Justiça Eleitoral definiu, em seu calendário, o prazo de até o dia 18 deste mês para convocar partidos e os pré-candidatos que foram verificados com dupla filiação para se justificarem. Somente nesta terça-feira é que as intimações foram expedidas. Vale lembrar que, na defesa, os filiados envolvidos poderão decidir onde pretendem ficar. Os casos se devem ao fato de o cidadão assinar a ficha de filiação e o partido, deliberadamente, não colocar a data.
 
Salinas
A expectativa era de que as eleições municipais este ano, em Salinas, seriam polarizadas entre o atual prefeito, Zé Prates, que disputará a reeleição, e o ex-prefeito Kinca da Ciclodias (PDT). A novidade é que o processo embolou com a entrada do empresário da construção civil Reginaldo Ferreira Tiago (Podemos). Ele é ex-presidente da CDL local e, na última eleição, foi candidato a deputado estadual pelo Partido Novo, obtendo 16 mil votos. O prefeito Zé Prates já vinha encontrando dificuldades para colocar o seu time em campo. Agora, além de outro concorrente direto, tem sido prejudicado com a Covid-19.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por