Considero uma verdadeira falta de respeito, para não dizer outra coisa, a postura da empresa Concessionária ECO 135 e do DER-MG, que foram convidadas pela Câmara de Montes Claros, através do vereador Igor Dias (PSL), para discutir intervenções propostas a serem realizadas pela empresa entre os trechos limítrofes das comunidades de Santa Rita, Pentáurea e Lagoinha na BR-135, e não compareceram. O responsável pelo DER-MG em Montes Claros, Tibiriçá Pires, alegou que não tinha ninguém para representar o órgão. Já o diretor da ECO 135, Marcelo Bevilaqua, justificou afirmando que a diretoria já tinha compromisso agendado. Por ser uma obra a ser realizada dentro do município de Montes Claros, que é quem autoriza na prática, estes deveriam ser convocados e não convidados.
Prefeitura e a ECO 135
O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, ao participar de Audiência Pública na Câmara, tranquilizou moradores e produtores rurais da região de Pentáurea afirmando que o prefeito Humberto Souto não permitirá nenhuma intervenção que venha atrapalhar a população. Salientou que já fizeram contato com o governador Zema e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passalio, e que mudanças no projeto deverão ser realizadas para atender parte das reivindicações da população.
Novela das conveniadas
Não tem nenhuma explicação ou justificativa a falta de sensibilidade da Prefeitura de Montes Claros que, depois de quatro meses, ainda não conseguiu fazer o repasse dos recursos às escolas conveniadas. Primeiro, o Executivo somente enviou o projeto que pede a autorização para o repasse na primeira semana deste mês. Segundo, professores e servidores destes educandários estão há quatro meses sem salário.
Resultado anunciado
A Câmara de Montes Claros votaria na terça-feira o projeto do Executivo que prevê o reajuste dos servidores em 10,06%, o equivalente à inflação registrada em 2021. A proposta foi retirada de pauta a pedido do vereador Aldair Fagundes. É que pretendem discutir com servidores, que lotaram o plenário daquela Casa, emendas apresentadas, dentre elas uma que determina o pagamento do piso nacional do magistério de 33,24%. Mesmo não tendo bola de cristal, é fácil perceber que, independentemente da pressão do sindicato dos servidores, o prefeito Humberto Souto não cederá. Ou aceita o proposto ou nada.
Lançamento Expomontes
O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Moacir Basso, confirmou para o dia 2 de maio, no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde, o lançamento da 48ª Expomontes. No mesmo dia, acontecerá a apresentação das quatro rainhas da exposição. O evento acontece de 1º a 10 de julho.