No dia de ontem recebi retorno telefônico do suplente de deputado federal Délio Pinheiro que respondeu questionamento da coluna se será candidato na no pleito eleitoral de 2026. Ele comentou que continua no PDT e que seu foco hoje é o trabalho que ganhou dimensão forte em toda região. Quando a possibilidade de voltar às urnas ele explicou que somente tomará qualquer decisão no próximo ano e assim mesmo só será candidato se tiver estrutura. Salientou que em toda cidade em que foi votado existem pessoas esperando uma sinalização.
Saneamento da Esurb
A Câmara de Montes Claros aprovou na manhã de terça-feira Projeto de Lei que autoriza o poder executivo a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente para promover o aumento de capital da Esurb no valor de até R$ 17.000,00. Na prática os recursos são para permitir o saneamento da empresa e ao mesmo tempo investir em maquinário para que possa continuar prestando serviço ao município. Vale salientar que durante muitos anos a Esurb serviu apenas para abrigar indicação política o que inviabilizou o seu funcionamento.
Novela Kinka
Pelo andar da carruagem nem o próprio prefeito de Salinas, Kincas Dias (PDT) consegue fazer o desenho do seu posicionamento político para 2026. Num primeiro momento iniciou uma articulação política onde ele seria candidato a deputado estadual em dobradinha com o prefeito de Janaúba (PSD) que sairia como candidato a deputado federal. Este assunto pelo visto vem sendo colocado em stand-by. Aliados do referido prefeito comentou que ele tem compromisso com o deputado federal Mário Heringer (PDT), mas prometeu apoio ao deputado federal, Paulo Guedes (PT). Outra informação é de que deu sinal que caminhará na estadual com o deputado Arlen Santiago (Avante) mas garantiu alguns votos para o deputado Ricardo Campos (PT). Como prezamos pela verdade aguardamos a versão do prefeito Kincas.
Inadimplência
É preocupante a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) dando conta de que o número de famílias que não têm condições de quitar suas dívidas atrasadas também subiu, atingindo 12,8%, sendo o maior índice desde dezembro de 2024. Na contra-mão da informação o Governo Federal divulga publicidade dando conta de que está tudo bem com as famílias assalariadas, que não falta comida, emprego e outros benefícios. A cortina de fumaça pode ser verificada aqui mesmo em Montes Claros, onde principalmente aposentados estão fazendo filas em “ financeiras de beira de esquina” que se espalhou por toda cidade. Infelizmente o Governo desvia a atenção da população com julgamento que vem ocorrendo no STF. Comer qualquer coisa não é sair da fome.