O jornalista Délio Pinheiro em conversa com este jornalista comentou que não está descartada a possibilidade de voltar às urnas no próximo ano. Ele ressalta que no momento está concentrado nas palestras que vem realizando na região, mas que não engavetou de vez o projeto político. Indagado se pretende continuar nas fileiras do PDT ele ressaltou que já foi procurado por vários partidos, mas que uma decisão neste sentido somente será avaliada em dezembro ou início de janeiro.
SAM Metais
Vem caindo na vala do esquecimento o projeto ambicioso de grupo chineses de transformar a região de Grão Mogol. A liberação para o início do projeto já há quase cinco anos vem esbarrando nas licenças ambientais. O grupo é representado pela SAM Metais que vem se movimentando para a retomada dos processos de licenciamento das atividades vinculadas ao projeto Bloco 8 que consiste na extração e processamento de minério de ferro no Norte de Minas. Na prática o projeto tramita em órgãos ambientais há aproximadamente 10 anos.
Candidato da Emater
O presidente da Emater-MG, Otávio Martins Maia que ocupa o cargo desde abril de 2021, já anunciou que se afastará do cargo seis meses antes das eleições de 2026 já que está disposto a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas. Provavelmente fará dobradinha com o deputado federal Zé Silva (Solidariedade) , que é ex-funcionário da Emater-MG. Vale lembrar que Otávio é filiado no Novo.
Novela Copasa
Que o Governo de Minas, precisa alienar empresas e imóveis para amortizar a dívida do Estado com o Governo Federal ninguém tem dúvidas. De toda discussão os holofotes se concentram em torno da Copasa, cujos funcionários têm se movimentado através de sindicatos. Hoje a própria população tem dúvida em relação à questão, mas não se opõe à venda devido ao péssimo serviço prestado pela estatal. Em Montes Claros, por exemplo, a queixa tem sido de canto a canto. A falta de água em vários bairros na periferia da cidade já virou uma rotina.
Ruy Muniz
O empresário e ex-prefeito de Montes Claros Ruy Muniz, hoje filiado no PSB, comentou que a princípio a sua pretensão é ser candidato a deputado federal pela agremiação em 2026. Entretanto, tudo vai depender da movimentação e da montagem da chapa. No centro da dúvida está o senador Rodrigo Pacheco que se não for indicado para o STF, será o candidato da esquerda ao Governo de Minas. Neste caso, o mais provável é que venha filiar no PSB, ou até mesmo no MDB.
Procura-se um partido
Quem resolveu ressurgir das cinzas e anunciar que pretende enfrentar as urnas em 2026 como candidato a deputado federal é o empresário Fábio Máquinas que em 2024 foi candidato a prefeito por Montes Claros pelo Mobiliza, obtendo 1.155 votos. Ele procurou na semana um líder político para saber onde poderia abrigar a sua candidatura. Na prática, a intenção é manter o seu nome em evidência já pensando no pleito eleitoral de 2028.
