A direção estadual do MDB de Minas está convocando seus delegados para o encontro do partido marcado para a próxima terça-feira , no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, a partir das 9 horas. O encontro servirá para definir o posicionamento dos emedebistas nas eleições deste ano. Foram colocadas três proposta: coligação com o PT, coligação com o PSDB ou candidatura própria.
Veto nacional
Mesmo já tendo sido feita a convocação para prefeitos, deputados, vereadores e delegados do MDB de Minas, para reunião na próxima terça-feira, não está descartado o adiamento. A pressão para mudança da data vem da direção nacional do partido através do presidente, senador Romero Jucá (RR). Dois pontos reforçam o pedido: primeiro querem definir se lançam candidatura própria ou se acertam apoio à candidatura à presidência do ex-governador Geraldo Alkimin; o outro ponto é que a cúpula nacional é contra a coligação com o PT de Minas, principalmente agora que os petistas terão a ex-presidente Dilma Rousseff como candidata.
Posse na Amams
Ficou definida para o dia 7 de maio a posse solene do novo presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), prefeito de Januária, Dr. Marcelo. Ele substitui o então prefeito de Bonito de Minas Zé Reis, que se afastou da prefeitura e da direção da entidade para tentar em outubro uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas pelo PHS.
Reunião com ministro
Vários prefeitos do Norte de Minas vão se reunir na primeira quinzena de maio com o ministro da Saúde, Gilberto Ochi (PP), para tratar da liberação de recursos. O encontro foi agendado pelo deputado estadual Gil Pereira (PP). Em princípio ficou marcado para 7 de maio, podendo ser transferido para outra data, em decorrência da posse da Amams. Se haverá ou não mudança na data, será definido hoje em reunião em Brasília entre o parlamentar e o ministro.
Marcha a Brasília
Na manhã de ontem participamos em Bocaiuva de reunião preparatória dos prefeitos do Norte de Minas para a XXI Marcha A Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro foi coordenado pela Associação Mineira de Municípios, com o apoio da prefeita Marisa de Souza Alves. O que mais chamou a atenção foi o fato da ausência de prefeitos da região que fazem parte da própria diretoria da AMM. A entidade foi representada pelo seu superintendente, Ângelo Roncalli.
Especulação
A imprensa da capital mineira aproveitou o almoço, na última segunda-feira, do deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM) e o ex-presidente da Assembleia de Minas Dinis Pinheiro (Solidariedade) para especular que a conversa seria um possível entendimento para disputa pelo governo do Estado. A este respeito continuo com a opinião de que as costuras acontecerão de baixo para cima, ou seja, pela cúpula das agremiações. Aliás, hoje poucos acreditam que sejam sustentadas até as convenções as candidaturas à presidência da República e do Governo de Minas dos candidato do DEM.