Logotipo O Norte
Terça-Feira,13 de Maio
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Debandada na polícia

Publicado em 29/05/2020 às 00:27.Atualizado em 27/10/2021 às 03:37.

Somente na próxima semana é que o Estado terá a previsão real do número de baixas no sistema de segurança, decorrente do projeto de socorro financeiro a Estados e municípios, sancionado pelo Governo federal. É que a proposta previa que até o final de 2021 somente servidores da saúde e segurança pública poderiam ter seus salários reajustados. Mas este artigo foi vetado. Com isso, policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, com tempo de aposentadoria, perderão vários benefícios. Hoje a previsão é de que 4 mil policiais, 360 bombeiros militares e mil policiais civis se aposentem. Estes profissionais de segurança pública já haviam entrado com pedido de contagem de tempo.

Saída do comandante
Entre a previsão de policiais que devem oficializar o pedido de aposentadoria, o número de coronéis está em torno de 20, a começar pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Geovani Gomes da Silva, que teria sido convidado, oficialmente, pelo Ministério da Justiça para ocupar função na Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ele seria o responsável pela coordenação da fiscalização da implantação de hospitais de campanha no país.
 
Deficiência na Polícia
A polícia Militar de Minas Gerais, que já contava com um déficit de 11 mil policiais em seu quadro, poderá chegar à marca de 15 mil profissionais. A preocupação aumenta com a proibição de realização de concurso público.
 
Polícia na região
Durante a manhã e início da tarde de ontem, comandantes e diretores das instituições de segurança do Estado estiveram reunidos para elaborar documento a ser distribuído aos profissionais do setor. Ontem, conversando com fonte da Polícia Militar, esta informou que a decisão do pedido de aposentadoria irá depender das explicações da perda que poderão sofrer. No Norte de Minas, a começar pelo cel Wanderlúcio, comandante da 11ª RPM, tenente-coronel, Leal, Adriano e Rômulo, todos já contam com tempo suficiente (30 anos de serviços prestados) para entrar com pedido de aposentadoria, mas a divulgação de posicionamento somente será feita a partir da próxima semana, quando os interessados oficializarem o pedido.
 
Polícia Civil
A Polícia Civil no Norte de Minas ainda não tem um levantamento de quantos policiais pretendem entrar com pedido de aposentadoria em decorrência de vetos do Governo federal no projeto de socorro financeiro a estados e municípios, que previa que até o fim de 2021 somente para o setor de saúde e segurança poderá ser concedido reajuste salarial. O Delegado Regional, Herivelton Ruas, comentou com a coluna que somente na próxima semana será possível ter este levantamento. Lembrou que os pedidos são feitos diretamente ao setor de RH em Belo Horizonte.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por