Por várias vezes, jornalistas da região divulgaram que o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas, general Mário Araújo, estava sendo cotado para fazer parte do staff do governo federal. Até então, tudo não passava de especulação. Entretanto, tal possibilidade passou a ser real. Com o anúncio do presidente Jair Bolsonaro de recriar o Ministério de Segurança, o nome de Araújo passou a fazer parte da ordem do dia. Fonte ligada a Araújo informou à coluna que o assunto foi cogitado e é reforçado pelo relacionamento do general Mário Araújo com o general Heleno, ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Prazo da Justiça
Termina nesta segunda-feira o prazo para que os pré-candidatos a vereador, com dupla filiação, apresentem justificativa à Justiça Eleitoral, inclusive definindo em qual agremiação pretendem continuar fazendo parte. Vale lembrar que no dia 28 deste mês, a Justiça irá divulgar a decisão de todas as análises de dupla filiação.
Multa Copasa
Já chega a R$ 1 milhão o valor das multas aplicadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros contra a Copasa. Segundo o secretário Paulo Ribeiro, o principal motivo é o lançamento de esgoto em córregos, lagoas e canais do município. Ele cita a Praça das Tilápias, na região do Cintra, Lagoa do Belvedere e Lagoa do Interlagos. Ribeiro comentou que, se preciso for, irá até o STF para garantir o pagamento das multas.
Esgoto no Interlagos
A Lagoa do Interlagos, na região Norte de Montes Claros, construída pelo então prefeito Antônio Lafetá Rebelo para ser um dos cartões-postais do município, aos poucos vem desaparecendo, sendo tomada pela proliferação de tabuas, que já atingiram mais da metade da área. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, o esgoto que vem sendo lançado naquele logradouro pela Copasa tem servido de alimento para a vegetação. Para resolver o problema de vez, seria necessário o esvaziamento da lagoa.
Decreto Municipal
Comerciantes de Montes Claros vivem a expectativa de que no decreto que o prefeito Humberto Souto publica hoje esteja a flexibilização do comércio, que na prática já vem funcionando a “meia boca”.
Recurso para saúde
Continuamos na expectativa de que a Prefeitura de Montes Claros de fato divulgue a aplicação de recursos que estão chegando ao município para o enfrentamento à Covid-19, oriundos dos governos federal, estadual e de emendas parlamentares. Para se ter uma ideia, o valor total previsto é de que chegue a R$ 100 milhões. O suficiente para a compra de milhares de testes, máscaras, produtos de higiene, luvas e Equipamento de Proteção Individual (EPI) para atender os profissionais da saúde.