Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Codevasf

Publicado em 18/02/2023 às 02:00.

Como conhecedor de como funciona a distribuição de cargos no Governo Federal, tendo como base a máxima do “toma lá, dá cá”, já havia divulgado neste cantinho de página que dificilmente o PT ficaria com a direção da Codevasf e do Dnocs. Nesta semana, o presidente Lula (PT) negociou as pastas com o Centrão em troca de apoio no Congresso Nacional. Isto equivale dizer que dificilmente caberá ao deputado Paulo Guedes (PT) a indicação do nome. Isto somente pode acontecer se ele for contemplado com a indicação de outro órgão e conseguir negociar.
 
Carnaval em Moc
O formato do Carnaval de Montes Claros, com blocos se apresentando em vários pontos da cidade, além da inovação, permitirá maior envolvimento dos moradores da periferia da cidade. A descentralização tem sido elogiada pela população. Outro ponto importante é que a maioria das pessoas já se conhecem do dia-a-dia, o que dificulta ocorrências de desentendimentos.
 
Fora Bolsonaro
Não precisa ter bola de cristal ou ser analista político para afirmar que a fixação de setores do Judiciário e do Governo Federal em relação ao ex-presidente Bolsonaro – que, apesar de fora do poder, continua pautando o Governo – tem um único objetivo: torná-lo inelegível, deixando-o fora do pleito de 2026. Sabem que se não barrarem a candidatura dele, dificilmente terão condições de renovarem o mandato. Aliás, centenas de políticos que comprovadamente lapidaram o patrimônio público estão soltos e retornando ao poder, enquanto que denúncias de suposto comportamento administrativo têm sido motivo de considerar crime grave. Infelizmente, sou obrigado a continuar pensando que no Brasil o crime compensa.
 
Federação
Tenho recebido vários questionamentos de eleitores sobre processo político, em especial as eleições de 2024. A principal dúvida tem sido em relação à federação. Primeiro é preciso lembrar que, no momento, só existe a que envolve PT, PC do B e PV. Entretanto, para eleição municipal podem surgir novas federações. O triste na história é que pode ser uma costura municipal, mas também uma imposição dos diretórios nacionais.
 
Federação PT
Outro questionamento: como poderá ficar, em Montes Claros, a federação que envolve PT, PC do B e PV. O que posso dizer é que, neste caso, ela é positiva, principalmente porque irá garantir o lançamento de uma chapa equilibrada e não haverá dificuldade de conseguir os 30% de mulheres. Quanto à divisão das vagas, é possível antecipar que, pela estrutura das agremiações, o PT lançará o maior número de candidatos. No caso específico de Montes Claros, de acordo com a Lei Eleitoral, serão 24 – número de cadeiras na Câmara mais um.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por